07/06/2017 – 19h17 | última atualização em 12/06/2017 – 11h24

Presidente do TRF recebe OAB/RJ e atende pleitos da advocacia

Foto: Lula Aparício   |   Clique para ampliar
Se mostrando aberto ao diálogo com a advocacia, o novo presidente do TRF-2, André Fontes, recebeu nesta quarta-feira, dia 7, na sede do tribunal, o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, que, juntamente aos presidentes das comissões de Prerrogativas, Luciano Bandeira, e Especial da Justiça Federal, Alfredo Hilário, levou os pleitos da classe em relação ao funcionamento da Justiça Federal, prontamente atendidos por Fontes.

O primeiro compromisso do presidente do TRF é o fim da revista obrigatória para advogados na Justiça Federal. “A partir de agora, os advogados irão se identificar através da carteira da Ordem e não vão precisar passar pelo cadastramento que hoje fazem”, explica Felipe.

As outras promessas são um novo fórum da Justiça Federal em Niterói – “historicamente a Justiça Federal é mal instalada na cidade, as reclamações são constantes em relação a isso”, salienta Felipe – e a instalação da antiga Vara Federal de Itaboraí no município de Rio Bonito.

Itaboraí e Rio Bonito não tinham prédio da Justiça Federal desde 2014, quando o imóvel que abrigava as duas varas foi interditado. Desde então, as duas serventias funcionavam no Fórum de Niterói. Com um novo prédio cedido pela prefeitura em Rio Bonito, a pressão para a agilização da instalação aumentou e, de acordo com Felipe, foi garantido o compromisso com a urgência do pleito por Fontes. A competência da vara abrange, além de Rio Bonito e Itaboraí, os municípios de Tanguá e Silva Jardim.

“Narramos também nossa preocupação com a celeridade, uma das principais queixas dos colegas e a reunião foi muito produtiva, no geral. Nos comprometemos a uma gestão conjunta, enfrentando os problemas juntos, Ordem e Justiça Federal”, resumiu Felipe.