Notícias
13/09/2017 – 15h33 | última atualização em 13/09/2017 – 15h38

Palestra sobre desafios da arbitragem marca lançamento de curso

Fonte: redação da Tribuna do Advogado
Foto: Bruno Marins   |   Clique para ampliar
Na terça-feira, dia 12, a Seccional recebeu a palestra inaugural do Curso Prático em Arbitragem. O curso, realizado pela Comissão de Arbitragem (CA) da OAB/RJ, é ministrado anualmente e neste ano acontecerá na sede do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA).

O presidente da CA, Joaquim de Paiva Muniz, afirmou que o curso é pensado para jovens que tenham o interesse em se qualificar para trabalhar com a arbitragem. “Nossa ideia é formar pessoas que vão agregar a chama da arbitragem no país. Com o curso, pretendemos cumprir um vazio que existe na formação jurídica, por isso o foco é a prática da arbitragem”, explicou.

Um dos coordenadores do curso, Lucas Mendes explicou que o formato foi inspirado nas competições de arbitragem. “Quando pensamos o curso, queríamos conceber algo que fosse interessante. Na arbitragem muitas vezes a mecânica é simples de entender, mas os detalhes é que fazem toda a diferença”, disse.

Nessa aula inaugural foram tratados diversos temas, entre eles a arbitragem em Direito Marítimo, mediação e arbitragem e arbitragem tanto na visão do advogado quanto na visão dos árbitros. O primeiro tema debatido na noite foi a participação das mulheres na arbitragem, segundo a professora Isabel Miranda.
 
“Podemos observar que nas posições de mais destaque, como sócia de escritório e árbitra, não existe uma equanimidade entre os gêneros”, disse. Isabel fez um breve histórico da mulher na advocacia e na arbitragem e defendeu que mitos em relação às mulheres precisam ser enfrentados e derrubados. “As mulheres precisam fazer uma advocacia eficaz para a arbitragem”.
PUBLICIDADE
OAB/RJ - Av. Marechal Câmara, 150 - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20020-080 - Fones: (21) 2730-6525 / (21) 2272-6150
atendimento@oabrj.org.br - 2012 - OAB/RJ online - Todos os direitos reservados.
Fechar(x)