Notícias
10/10/2017 – 11h39 | última atualização em 11/10/2017 – 17h56

#OABRJpelaIgualdade: Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher

Fonte: redação da Tribuna do Advogado
Como desdobramento de um movimento nacional realizado em São Paulo - em protesto contra o índice crescente de crimes contra as mulheres -, desde 1980 o dia 10 de outubro é lembrado como o Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher. Uma data que tem como objetivo alertar sobre os altos, e constantes, índices de violências cometidas contra as mulheres.
 
Em atenção ao tema, a edição deste mês da Tribuna do Advogado levanta a discussão sobre a necessidade ou não de criação de um tipo penal específico para o molestamento sexual. Discussão motivada, principalmente, pelos crescentes relatos de abusos dentro de transportes públicos. 
 
O debate sobre a tipificação do crime de estupro domina a pauta nacional nos últimos meses. Como resposta aos casos, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou, em 27 de setembro, dois projetos de lei tratando do tema. O PLS 740/2015, de autoria do senador Humberto Costa (PT/PE), cria a figura do crime de constrangimento ofensivo ao pudor em transporte público; já o PLS 312/2017, da senadora Marta Suplicy (PMDB/SP), cria o crime de molestamento sexual. Caso não haja recursos para análise do plenário, os projetos serão encaminhados para apreciação da Câmara dos Deputados.
 
A tipificação, no entanto, não é uma unanimidade. Atenta à demanda, a Comissão OAB Mulher promoveu evento em conjunto com a Comissão de Segurança Pública para discutir o tema.
 
A opinião de especialistas assim como os detalhes do evento promovido pela Seccional poderão ser lidos na matéria Abuso sexual no ônibus é estupro?, de Nádia Mendes, publicada na edição de outubro da Tribuna do Advogado.
PUBLICIDADE
OAB/RJ - Av. Marechal Câmara, 150 - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20020-080 - Fones: (21) 2730-6525 / (21) 2272-6150
atendimento@oabrj.org.br - 2012 - OAB/RJ online - Todos os direitos reservados.
Fechar(x)