Notícias
01/11/2017 – 16h29 | última atualização em 13/11/2017 – 12h33

OAB/RJ adere ao Novembro Azul, que informa sobre saúde masculina

Fonte: redação da Tribuna do Advogado
 
                  
 
Após aderir ao movimento mundial Outubro Rosa, que conscientiza a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama, a OAB/RJ, durante todo o mês de novembro, terá sua fachada iluminada para lembrar sobre o Novembro Azul, campanha que segue os mesmos moldes para tratar da saúde do homem.

O Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando o mês já marcado pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, 17 de novembro. Internacionalmente conhecida como Movember, a campanha não tem foco exclusivo, porém, na prevenção a esse tipo de câncer, mas alerta para outras doenças que acometem aos homens, como a depressão, por exemplo, e que, por motivos culturais, não recebem tratamento necessário em muitos casos.

No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida com o objetivo de quebrar o preconceito relacionado ao ato de homens irem ao médico, mais especificamente, de serem submetidos, quando necessário, ao rastreamento do câncer de próstata pelo exame de toque retal.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.
PUBLICIDADE
OAB/RJ - Av. Marechal Câmara, 150 - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20020-080 - Fones: (21) 2730-6525 / (21) 2272-6150
atendimento@oabrj.org.br - 2012 - OAB/RJ online - Todos os direitos reservados.
Fechar(x)