Notícias
07/12/2017 – 17h37 | última atualização em 12/12/2017 – 09h16

Renato Martini lança livro sobre impacto da tecnologia

Fonte: redação da Tribuna do Advogado
No próximo dia 12, às 15h, será lançado na sede da OAB/RJ o livro Sociedade da Informação - para onde vamos, de Renato Martini e publicado pela Trevisan Editora. A obra faz uma análise sociológica de um conjunto de transformações vividas no Brasil e no mundo, como o documento eletrônico, a identidade digital, o uso das biometrias e as moedas virtuais, para refletir sobre como as tecnologias são impactantes na sociedade e na economia.
 
Na publicação, as mudanças são retratadas a partir da articulação entre a sociedade e as redes de informação. “Não se trata de um manual técnico, mas de uma análise transdisciplinar da desmaterialização de processos, dos documentos eletrônicos, das moedas virtuais, biometria, certificação digital e como o tratamento ao sigilo e a difusão do conhecimento nas redes repercutem decisivamente na vida atual”, afirma o autor.
 
Segundo ele, a sociedade está preparada para o avanço tão rápido da informação na medida em que estas transformações correspondam a uma evolução social: “Nossa identidade não está mais gravada num cartão, mas em bits, o mesmo se passa com as minúcias biométricas ou com nossos contratos, notas fiscais e moedas. A informação será cada vez mais  inevitavelmente convertida em valor. Parece algo simples, mas devemos observar que ao transformá-la em mercadoria temos que analisar o impacto disso na vida econômica, social e também no campo ético”.
 
O lançamento tem o apoio da Comissão de Direito e Tecnologia da Informação da OAB/RJ e da Certisign.
PUBLICIDADE
OAB/RJ - Av. Marechal Câmara, 150 - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20020-080 - Fones: (21) 2730-6525 / (21) 2272-6150
atendimento@oabrj.org.br - 2012 - OAB/RJ online - Todos os direitos reservados.
Fechar(x)