Notícias
14/06/2018 – 17h55 | última atualização em 14/06/2018 – 19h29

Pré-candidatos negros participam de debate na OAB/RJ

Fonte: redação da Tribuna do Advogado
            Foto: Lula Aparício  |   Clique para ampliar
 
Vitor Fraga
A Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra no Brasil (Cevenb) da OAB/RJ promoveu, nesta quarta-feira, dia 13, um debate com diversos pré-candidatos negros, de vários partidos, às eleições de 2018. A ideia foi abrir espaço para que estes falassem sobre seus projetos e a respeito da reparação da escravidão, com o objetivo de construir uma unidade em torno das propostas legislativas a serem encaminhadas sobre o tema. O encontro aconteceu no Plenário Evandro Lins e Silva e contou com a presença de pré-candidatos ao Senado, à Câmara e à Assembleia Legislativa estadual.
Foto: Lula Aparício   |   Clique para ampliar
 
“Esse encontro registra duas consignas importantes: a mais do que necessária busca pela reparação da escravidão negra, por isso uma comissão nesta e em outras seccionais e nas subseções, e a apresentação das pré-candidaturas negras, o que devemos saudar como auspicioso, para que essa pauta não fique esquecida e secundarizada como sabemos que acontece no Brasil”, afirmou o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária da Ordem, Marcelo Chalréo.
 
Foto: Lula Aparício   |   Clique para ampliar Membro da Comissão de Direito Constitucional (CDC) da Seccional, Renan Figueiredo também participou da atividade. “Sou um defensor das cotas para negros no que toca a candidaturas a cargos legislativos de modo geral. Representamos 54% da população brasileira, e no Congresso Nacional não passamos de 5%. A CDC está empenhada e disposta a colaborar com as demais comissões na luta pela redução da desigualdade social e racial no Brasil”, disse.
 
A mesa de abertura foi composta ainda pelas representantes do Movimento de Mulheres Negras e da União de Negros pela Igualdade (Unegro), Karla Lima e Claudia Vitalino, respectivamente. A integrante da Cevenb Flávia Pinto Ribeiro foi a mediadora do evento, e o coordenador de comunicação do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro), Júlio Menezes, foi convidado a propor algumas questões para serem respondidas pelos pré-candidatos. Glauce Pimenta Rosa cantou o hino nacional à capela.
PUBLICIDADE
OAB/RJ - Av. Marechal Câmara, 150 - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20020-080 - Fones: (21) 2730-6525 / (21) 2272-6150
atendimento@oabrj.org.br - 2012 - OAB/RJ online - Todos os direitos reservados.
Fechar(x)