Notícias
26/07/2018 – 13h07 | última atualização em 27/07/2018 – 13h34

Homenagens marcam Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Fonte: redação da Tribuna do Advogado
         Foto: Lula Aparício  |   Clique para ampliar
 
Vitor Fraga
A OAB/Mulher, através do Grupo de Trabalho Mulheres Negras, promoveu um evento, na noite desta quarta-feira, dia 25, em comemoração ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. A atividade aconteceu no Salão Nobre Antonio Modesto da Silveira.
 
Foto: Bruno de Marins |   Clique para ampliarA coordenadora do GT Mulheres Negras, Marina Marçal, foi a mediadora das palestras da defensora pública Lívia Casseres e da doutora em Filosofia e pós doutora em Diáspora Africana Helena Theodoro. “É um dia de muita felicidade para nós, comemorar um ano de criação e de trabalho do GT, que tem hoje pouco mais de 20 membros, com a fala de mulheres maravilhosas, de áreas diferentes. No Brasil, a data também marca a homenagem a Tereza de Benguela, e essa ressignificação é muito importante”, afirmou Marçal, que exaltou o fato de Theodoro ser a primeira mulher negra no Brasil a obter o título de doutorado. “Não podemos esquecer todas essas que abriram caminhos e se sacrificaram para que nós chegássemos até aqui”.
 
Foto: Bruno de Marins |   Clique para ampliarMarisa Gaudio, presidente da OAB Mulher, abriu o evento lembrando o quanto a Ordem valoriza esse dia. “Apoiamos a luta das mulheres negras e, sempre que instada a isso, a entidade tem oferecido o suporte necessário para a atuação do GT. Nossa Seccional é pioneira na criação desse grupo, e na última Conferência Nacional da Advocacia a participação da Marina, representando o Rio de Janeiro, fez com que a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada instasse outras seccionais a formarem núcleos equivalentes”, ressaltou.
 
Foto: Bruno de Marins |   Clique para ampliar Na ocasião também houve a cerimônia de entrega da Medalha Myrthes Campos a Edmeé Ribeiro Cardoso. “Esse GT foi uma injeção de ânimo na minha vida, foi um engrandecimento conhecer pessoas como vocês todas. Aqui é o meu lugar, onde vou continuar minha luta”, disse a homenageada. Formada em Direito, Serviço Social e Comércio Exterior, Ribeiro é ex-vice-presidente da Fundação Palmares no Rio de Janeiro, e já atuou como assistente jurídica em diversas secretarias de governo. Participou também da criação da Comissão de Igualdade Racial da OAB/RJ. Hoje dá assistência jurídica a anistiados.
 
A advogada Marinete da Silva, mãe da vereadora Marielle Franco, foi oficialmente integrada ao GT Mulheres Negras na ocasião.
PUBLICIDADE
OAB/RJ - Av. Marechal Câmara, 150 - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20020-080 - Fones: (21) 2730-6525 / (21) 2272-6150
atendimento@oabrj.org.br - 2012 - OAB/RJ online - Todos os direitos reservados.
Fechar(x)