Notícias
13/09/2018 – 15h33 | última atualização em 13/09/2018 – 15h43

Propriedade intelectual em foco

Fonte: redação da Tribuna do Advogado
       Foto: Bruno Marins  |   Clique para ampliar
 
Vitor Fraga
A Comissão Especial da Pequena e Média Empresa da Seccional realizou nesta quarta-feira, dia 12, a palestra Propriedade intelectual e as pequenas e médias empresas. O evento foi gratuito.
 
Na abertura, a presidente da Comissão Especial da Pequena e Média Empresa e subdiretora da Diretoria de Assistência aos Advogados da Capital, Emília Garcez, ressaltou a importância da propriedade intelectual como “agente de desenvolvimento econômico-social e também de inovação de estratégia”. “É preciso demonstrar o poder que a propriedade intelectual detém no mundo dos negócios, o que aumenta a importância da proteção jurídica”, disse.
 
Foto: Bruno de Marins |   Clique para ampliarO especialista na área Felipe Dannemann Ludgren foi o primeiro palestrante e falou sobre como as micro e pequenas empresas podem utilizar a propriedade intelectual como fator de fomento às suas atividades, além de analisar o cenário do mundo digital. “O mundo caminha para ser cada vez mais digital. Se no passado existiam muitos bens tangíveis, hoje somando o valor de mercado na bolsa de Nova Iorque das cinco maiores empresas de tecnologia (Apple, Amazon, Google, Facebook e Microsoft) temos o mesmo valor de todas as demais empresas juntas. No ranking das marcas mais valiosas do mundo em 2017, entre as dez primeiras apenas três não são do ramo da tecnologia. O Instagram, que é um aplicativo digital de compartilhamento de imagens lançado em 2010, foi comprado em 2012 pelo Facebook por um milhão de dólares, o que gerou muito alvoroço. Atualmente, o valor da marca ultrapassa 100 bilhões de dólares”, argumentou. 
 
Os demais palestrantes foram o economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) Antonio Everton Júnior; o pesquisador associado do Geopi/Unicamp Sergio Paulino de Carvalho; o presidente da Comissão de Direito da Concorrência da OAB/RJ, João Marcelo Assafim; e a representante da Endeavor Marina Thiago, que participou via Skype.
PUBLICIDADE
OAB/RJ - Av. Marechal Câmara, 150 - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20020-080 - Fones: (21) 2730-6525 / (21) 2272-6150
atendimento@oabrj.org.br - 2012 - OAB/RJ online - Todos os direitos reservados.
Fechar(x)