22/12/2018 – 07h53

Retrospectiva2018: Capacitação digital

Em um ano de bastantes desafios para a advocacia, que precisou se adaptar a novos sistemas eletrônicos implementados pelos tribunais, a OAB/RJ esteve presente auxiliando a classe sobre essas novas plataformas.
Primeira grande transição do ano, a do sistema Apolo para o novo, e-Proc, na Justiça Federal, foi auxiliada pela Seccional que, com sua Diretoria de Inclusão Digital providenciou atendimento especial para os colegas que necessitavam de auxílio. Além de um ambiente no painel Fique Digital com material sobre o sistema, o grande destaque foi o Circuito e-Proc, que percorreu as subseções do estado no primeiro semestre levando o curso "Novo Peticionamento na Justiça Federal: e-Proc" para o maior número possível de advogados.

Outra novidade suscitou muitas dúvidas nos colegas em 2018: o INSS Digital. Em junho, a Seccional firmou um acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) para facilitar o acesso dos colegas sistema, auxiliando no cadastramento dos advogados e, posteriormente, com o uso da plataforma. Principal articuladora do acordo, a Comissão de Previdência Social da OAB/RJ trabalhou em parceria com a Diretoria de Inclusão Digital para realizar aulas e preparar material de auxílio.