Notícias
17/10/2011 – 18h40

Ato em defesa da vida de Marcelo Freixo lota plenário da OAB/RJ

Fonte: redação da Tribuna do Advogado
Após mais uma ameaça de morte ao deputado estadual Marcelo Freixo, que presidiu a CPI das milícias, foi realizado na sede da OAB/RJ, um ato público de caráter suprapartidário em defesa de sua vida. Membros da Seccional, artistas, intelectuais, representantes da sociedade civil, de movimentos socias, líderes comunitários e parlamentares reuniram-se, na tarde desta segunda-feira, dia 17, para pedir providências às autoridades.
 
Os presentes assinaram um documento a ser enviado ao governador Sérgio Cabral e ao secretário de segurança do estado, José Mariano Beltrame. O texto pede o enfrentamento das milícias com o corte de suas fontes dA atriz Camila Pitanga assina documento em defesa do parlamentare receita e ocupação de seus territórios, além da investigação das denúncias de ameaça a Freixo.
Na abertura do evento, o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous afirmou a necessidade de frear um movimento   que impede os Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo de cumprirem seus deveres, citando a morte da juíza Patrícia Accioli. Para ele, o ato, além de demonstrar solidariedade a Marcelo Freixo, é uma constatação de que o problema das milícias é uma questão que assola toda a população: "Queremos mostrar que não podemos viver em uma sociedade onde o crime predomina e onde sofremos atentados ao Direito e à democracia".
 
Segundo Freixo, sua defesa é importante, mas ela não acaba com o principalFreixo: Principal problema é a perpetuação das milícias no estado problema em questão, que é a perpetuação das milícias no estado. "Muitas pessoas vivem ameaçadas por esse poder paralelo e elas não têm voz para se defender".

O ator Wagner Moura frisou que sua participação no ato se dava "não só por amizade ao deputado, mas por indignação com essa situação de ameaça com a qual não podemos mais conviver. É uma contradição um país com um dos maiores PIBs e economias do mundo encontrar-se envolvido em tanta volência e medo".
 
Estiveram também presentes na manifestção os membros da OAB/RJ Margarida Pressburger e Marcos Luiz de Souza, a senadora, Marinor Brito, os deputados federais Chico Alencar, Jean Wyllys, os deputados estaduais Luiz Paulo Correa, Wagner Montes, Zaqueu Teixeira e Janira Rocha, o vereador Eliomar Coelho, o ex-deputado Babá, os atores Wagner Moura, André Mattos, André Ramiro, Camila Pitanga, o diretor José Padilha, os desembargadores do TJ Siro Darlan e Nascimento Póvoas, a socióloga Julita Lemgruber, o jornalista e membro do PSOL Milton Temer,  o subprocurador-geral de Direitos Humanos do Ministério Público estadual, Leonardo Chaves, a diretora adjunta da ONG Justiça Global, Sandra Carvalho, o escritor Julio Ludemir e o ex-integrante do BOPE Rodrigo Pimentel.
 
>>> Veja matéria e vídeo do programa Bom Dia Rio na aba Saiba mais
PUBLICIDADE
OAB/RJ - Av. Marechal Câmara, 150 - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20020-080 - Fones: (21) 2730-6525 / (21) 2272-6150
atendimento@oabrj.org.br - 2012 - OAB/RJ online - Todos os direitos reservados.
Fechar(x)