05/02/2013 – 12h50

Cramer fala sobre mescla entre juventude e experiência na nova diretoria

O vice-presidente da OAB/RJ, Ronaldo Cramer, foi o convidado do Direito em debate que está no ar no site da Seccional. Ele falou sobre a baixa média de idade dos novos dirigentes - em torno de 40 anos - e se posicionou em relação aos principais problemas enfrentados pelos advogados, além de comentar o papel institucional da Ordem.

Cramer, que foi procurador-geral da OAB/RJ entre 2007 e 2012, destacou a experiência adquirida pela atual diretoria durante as duas últimas gestões do ex-presidente Wadih Damous. Felipe Santa Cruz, atual presidente da Seccional, foi diretor do Departamento de Apoio às Subseções (DAS) e presidente da Caarj, eleito para presidir a Caarj, foi tesoureiro da Ordem do Rio.

Ele destacou, também, a importância dos colegas com mais tempo de profissão. "Não comandaremos a OAB/RJ sozinhos. Temos um conselho formado por advogados experientes que nos ajudarão a administrar a Seccional", ressaltou.

Ao ser indagado sobre a importância da OAB nos grandes temas nacionais, Cramer lembrou as diferenças entre a entidade e outros conselhos profissionais. "A Ordem não representa apenas a advocacia, mas toda a sociedade. A lei coloca como nossa finalidade, também, ser interlocutora entre sociedade civil e Estado", explicou.

Em relação aos problemas enfrentados pelos advogados no cotidiano, Cramer afirmou que a Seccional não vai esmorecer. "Vamos continuar a fazer o que tem de ser feito. É preciso seguir denunciando no CNJ os problemas que o Tribunal de Justiça tem em relação à demora dos processos e às dificuldades de acesso ao Judiciário. A falta de juízes nas comarcas do interior foi parcialmente resolvida após recurso da OAB/RJ", finalizou.