Notícias
09/06/2015 – 14h51 | última atualização em 09/06/2015 – 15h29

TRT testará sistema unificado de cálculo do PJe nacionalmente

Fonte: do site do TRT
O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 1ª Região  foi escolhido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) para fazer testes com vistas à homologação da implantação, em âmbito nacional, do PJe-Calc - Sistema Unificado de Cálculo do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT), desenvolvido pelo TRT da 8ª Região (Pará e Amapá). O magistrado e os servidores do tribunal que avaliarão a ferramenta estão recebendo treinamento até esta terça-feira, dia 9. 
 
O sistema começará a ser testado a partir do dia 15 de junho, durante 30 dias, na Vara Única do Trabalho de Queimados, na 7ª Vara do Trabalho de Duque de Caxias e na 64ª Vara do Trabalho da capital. Após esse período, as unidades avaliadoras emitirão parecer técnico para subsidiar o Comitê Gestor Nacional do PJe-JT quanto à estratégia de implantação nacional do PJe-Calc. A proposta é que as equipes do Rio de Janeiro identifiquem também possibilidades de aprimoramento na ferramenta.

O treinamento está sendo oferecido pelo servidor do TRT-8 Alacid Guerreiro, gerente de Negócios do Projeto PJe-Calc, em sala disponibilizada pela Escola Judicial da 1ª Região (EJ1). Titular da Vara do Trabalho de Queimados, o juiz do Trabalho Fernando Reis de Abreu integra a turma e, nesse contato inicial, apontou vantagens no uso do PJe-Calc, inclusive quando comparado ao JurisCalc (ferramenta de cálculos hoje utilizada no TRT do Rio e também criada pelo TRT-8 há 13 anos). "É um sistema bem intuitivo, ou seja, permite que as funcionalidades sejam acessadas com facilidade. Ele é mais ágil e mais completo do que o JurisCalc, proporcionando que partes e advogados recebam relatórios com informações mais detalhadas", observou o magistrado.

No dia 20 de maio, o PJe-Calc foi apresentado pelo corregedor do TRT8, desembargador Gabriel Napoleão Velloso Filho, à presidente do TRT do Rio, desembargadora Maria das Graças Cabral Viegas Paranhos, e à corregedora do Regional fluminense, desembargadora Edith Maria Corrêa Tourinho. A reunião deu início aos trâmites necessários aos testes de homologação.
PUBLICIDADE
OAB/RJ - Av. Marechal Câmara, 150 - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20020-080 - Fones: (21) 2730-6525 / (21) 2272-6150
atendimento@oabrj.org.br - 2012 - OAB/RJ online - Todos os direitos reservados.
Fechar(x)