16/05/2023 - 11:08 | última atualização em 16/05/2023 - 14:42

Dias 24, 31 de maio e 07, 14, 21 e 28 de junho de 2023
Quartas-feiras, de 10h às 12h

Coordenadora
Ana Carolina Fragoso - coordenadora de Desenvolvimento Profissional do Advogado da ESA OABRJ

Professora
Thais Batista - formada em Letras/Grego pela UFRJ, pesquisadora em Literatura clássica e Graduanda em Teologia. Professora de Língua Portuguesa e Redação para concursos públicos (Auditor fiscal, polícia federal, polícia rodoviária federal, polícia civil, polícia legislativa, Abin, tribunais, ministérios etc), para vestibulares  e para concursos militares há mais de dez anos.

Objetivo do curso
O objetivo de um curso de Português jurídico para advogados é capacitar esses profissionais a se comunicarem de forma clara, precisa e adequada no âmbito do Direito. O curso visa aprimorar a linguagem técnica utilizada pelos advogados e advogadas em suas petições, contratos, pareceres e demais documentos jurídicos, de modo a evitar equívocos, ambiguidades e obscuridades que possam prejudicar a compreensão e interpretação do texto.

Além disso, o curso de Português jurídico para advogados busca aperfeiçoar a capacidade de argumentação desses profissionais, por meio do uso correto da linguagem persuasiva e da construção de argumentos sólidos e coerentes. Também abordará questões relacionadas à gramática, ortografia, pontuação e estilo, que são fundamentais para a redação de textos jurídicos claros e objetivos.

Área do Direito
Desenvolvimento Profissional

A quem o curso se destina (público-alvo)
Advogados e Estudantes de Direito

Programação

Aula 1 - Introdução ao Português Jurídico: Objetivos e características da linguagem jurídica, diferenças entre o português comum e o português jurídico.

Aula 2 - Acentuação gráfica e uso do hífen em textos jurídicos: Principais regras de acentuação, casos de uso do hífen, prática de exercícios. Dominando as vírgulas.

Aula 3 - Regência e crase: Uso correto da crase, principais verbos e preposições que geram dúvidas de regência, prática de exercícios.

Aula 4 - Concordância verbal e nominal: Acordo entre sujeito e verbo, concordância entre nomes e adjetivos, prática de exercícios.

Aula 5 - Técnicas de redação jurídica: Estratégias para elaboração de textos claros e objetivos, dicas para evitar redundâncias e ambiguidades, exercícios de escrita em sala de aula.

Aula 6 - Revisão geral: Revisão dos principais temas abordados no curso, exercícios para fixação do conteúdo, dicas finais e orientações para a continuidade dos estudos.

Data e hora

24/05/2023 10h às 12h