10/11/2022 - 13:01 | última atualização em 11/11/2022 - 18:59

Caarj concede Medalha Costa Netto ao conselheiro federal Eurico Teles

Comenda é concedida a nomes que se destacaram na defesa da advocacia

Felipe Benjamin

O conselheiro federal da OABRJ e presidente da Comissão Especial de Falências e Recuperação Judicial da OAB Nacional, Eurico Teles, foi homenageado pela Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro (Caarj) com a Medalha Costa Netto, em cerimônia realizada na noite de quarta-feira, dia 10, no Plenário Evandro Lins e Silva. Esta é a quarta ocasião em que a medalha - concedida uma única vez por ano a nomes que se destacaram na defesa da advocacia e da democracia - é entregue. Nos anos anteriores, receberam a homenagem o ex-presidente da OAB/Niterói, Antonio José Barbosa da Silva, e o advogado e professor Paulo Cezar Pinheiro Carneiro. Primeiro nome a receber a comenda, o ex-presidente da OABRJ e do Conselho Federal da OAB, Felipe Santa Cruz, esteve presente na cerimônia desta quarta e participou da composição da mesa comandada pela presidente da Caarj, Marisa Gaudio.

"Nosso homenageado de hoje participou ativamente da Ordem e ocupou diversos cargos até chegar ao posto atual de conselheiro federal", afirmou Gaudio em seu discurso de abertura.

"Há uma de suas frases que marca meu coração e que acho que define bem quem é Eurico Teles: 'Pensar diferente é importante para chegar ao melhor resultado, seja na escola ou na empresa. Esse olhar inquieto e viajante sobre os desafios precisa ser sempre estimulado'. É por sua personalidade visionária e transformadora que a Caixa de Assistência tem hoje a honra de homenageá-lo".

Além de Marisa, Eurico e Felipe Santa Cruz, compuseram a mesa o presidente da OABRJ, Luciano Bandeira; o tesoureiro da Seccional, Marcello Oliveira; e a secretária-adjunta da OABRJ, Mônica Alexandre. Representaram a Caarj na mesa o tesoureiro Fred Mendes; o secretário-geral Mauro Pereira, e a diretora-executiva da Caixa e conselheira da OABRJ, Priscilla Nunes.

"Todos sabem o que Eurico Teles alcançou como o grande homem, o advogado e o executivo que é", afirmou Luciano.

"Eurico é um amigo, mas principalmente, é o melhor conselheiro que alguém pode ter nos momentos difíceis para a advocacia. Sempre que o procurei, ele tinha palavras sábias, importantes e fundamentais para nos ajudar a atravessar esses momentos. Eurico é merecedor dessa medalha, de todas as homenagens da advocacia e da minha gratidão pela pessoa, pelo amigo e pelo conselheiro que é".

Membro honorário vitalício da OABRJ, Felipe Santa Cruz destacou o caráter agregador de Eurico Teles, e o espírito humanitário da Caarj, que o conselheiro federal encarnou em sua trajetória como advogado.

"Como ex-presidente, eu evito vir à Seccional o tempo todo, mas hoje não teria como não vir parabenizar Marisa pela sugestão do nome do Eurico", afirmou Santa Cruz.

"Costa Netto foi o primeiro presidente da Caixa a ser presidente da Ordem. Por mais que acabe trabalhando em outras áreas, eu sempre serei um advogado trabalhista com muito orgulho, e a imagem do advogado trabalhista é muito ligada ao sentimento de humanidade. É ele que vê ali na ponta o drama do conflito social e o sofrimento das partes, e que muitas vezes tem que agir como psicólogo. O caixista está ligado ao compromisso social, ao olhar do advogado para os advogados. E é impossível não associar esse sentimento a Eurico", destacou Felipe.

"Primeiro, ele é de estado indeterminado. Ele é um piauiense, disputado por baianos e cariocas, que reúne aqui amigos de diferentes trajetórias, e que em sua carreira atendia clientes com absoluta atenção e entusiasmo. Mesmo quando ele ocupava cargos de alto poder, eu nunca ouvi Eurico fazer algum comentário ferino ou que diminuísse algum colega. Portanto, essa medalha está em perfeitas mãos". enfatizou.

Morto em 2009, Francisco Costa Netto foi um dos principais idealizadores da Caarj e comandou a Seccional entre 1981 e 1983. Ao receber a medalha que leva o nome do ex-presidente, Eurico Teles agradeceu a honraria e destacou a necessidade de somar forças para o bem da advocacia.

"Tenho um coração que pulsa de alegria dentro do meu peito", afirmou.

"É um enorme prazer ser alguém que tem tão bons amigos. Tive na minha vida várias pessoas que me deram a mão e essa foi minha grande sorte. Aprendi que a vida é isso: é parceria, amizade, fidelidade e lealdade aos amigos. Nunca procurei dividir nada, sempre somar e enxergar o melhor nos outros. O mundo é redondo, e nós nos encontramos na ida ou na volta. Devemos ir levando e fazendo o possível para que todos estejam contigo, para que as pessoas te empurrem, te levem e te puxem, mas sempre estando com você".

"Eu só tenho este mérito: que as pessoas gostam de mim e têm a paciência para tolerar este velho advogado. Quando soube da homenagem, achei que fosse um engano, tamanha a gentileza e o carinho. A maior emoção que posso ter é o reconhecimento de meus amigos. A Ordem e a Caarj são formadas por advogados que deixam o dia a dia de seus escritórios e afazeres para cuidarem de advogados. Eu me sinto advogado, e me sinto protegido, defendido e representado".