24/01/2020 - 10:58 | última atualização em 24/01/2020 - 11:35

COMPARTILHE

Colegas podem rever clássicos do cinema nacional de graça na mostra comemorativa do Festival do Rio

Cássia Bittar

Não é todo dia que se tem a oportunidade de ver um filme icônico como o franco-brasileiro Central do Brasil (1998) – produção de Walter Salles que rendeu ao nosso país sua única indicação ao Oscar de melhor atriz até hoje, a Fernanda Montenegro, além de melhor filme estrangeiro – mais uma vez na telona do cinema. Ainda mais de graça.

Pois não somente ele, mas vários longas que marcaram a rica história do cinema nacional  e os 20 anos de Festival do Rio, como Bicho de 7 Cabeças (2001), Pixote, a lei do mais fraco (1981) e o documentário Estamira (2004), estão na mostra gratuita Festival do Rio 20 anos – Verão no MAM, que acontece na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro até a próxima sexta-feira, dia 31.

O evento, iniciado na última quarta-feira, traz aos cariocas a possibilidade de recordar produções que se destacaram nas duas décadas da Première Brasil, mostra do festival dedicada a trazer anualmente os lançamentos nacionais.

<em>Bicho de 7 cabeças</em> (2001), de Laís Bodansky, será exibido dia 31

Será possível nos próximos dias se encantar novamente com o adorável Durval Discos (2002), de Anna Muylaert; viajar pelo sertão com o caminhão de Cinema, aspirinas e urubus (2005), de Marcelo Gomes; e ouvir a mistura de sensações trazidas por O som ao redor (2012), primeiro longa de ficção de Kleber Mendonça Filho, que chamou atenção no último ano com a grande repercussão de Bacurau (2019), no qual dividiu a direção com Juliano Dornelles.

Além da programação voltada ao cinema nacional – que terá a presença de cineastas brasileiros -, o evento também trará ao público premiadas produções alemãs, que também contarão com convidados, como a atriz turca de Uma mulher extraordinária (2019), Almila Bagriacik.

Almila Bagriacik, de <em>Uma mulher extraordinária </em>(2019), estará na mostra

A mostra “... and the winners are...”, promovida em parceria com a Deutsche Filmakademie (Academia Alemã de Cinema) e o Goethe-Institut, reúne longas alemãs de ficção, documentários e infanto-juvenis contemplados com o Prêmio de Cinema Alemão, o Lola, e o First Steps Awards, prêmio dedicado a filmes estudantis. Um dos destaques é Gundermann (2018), de Andreas Dresen, grande vencedor da cerimônia de premiação deste ano.

Na categoria documentário, um dos destaques é De pais e filhos – os filhos do califado (2017), vencedor na categoria melhor edição e dirigido por Talal Derki, cineasta da Síria, que mora em Berlim desde 2014.

O MAM fica na Avenida Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo, Rio de Janeiro –RJ. As senhas para cada sessão são distribuídas 30 minutos antes. A lotação é de 180 lugares. 

Veja a programação completa dos próximos dias do Festival do Rio 20 Anos – Verão no MAM:


• 24/01 - Sexta-feira

15h - O Palhaço
(Brasil, 2011, 88 min)
Direção: Selton Mello
Elenco principal: Selton Mello, Paulo José, Teuda Bara
Benjamim é um palhaço sem identidade, CPF e comprovante de residência. Vive pelas estradas com a trupe do Circo Esperança. Cansado da vida que leva, ele parte em busca de seus sonhos: conhecer o mundo, possuir um endereço fixo, comprar um ventilador e, finalmente, tirar sua carteira de identidade. Classificação: 10 anos.

17h - MyBorder’s Joyfence (curta) + Oray (longa-metragem)

MyBorder’s Joyfence
(Alemanha, 2018, 1min30seg)
Direção: Michael Kranz
Elenco principal: Shukry Alturk, Uday Alturk, Sobi Darcal
Esta publicidade fictícia mostra um novo produto: joyFENCE. Com esta ferramenta todos podem bloquear os inconvenientes do mundo real e, ao mesmo tempo, estar numa zona de conforto criada por um “sistema de filtro de bolhas”. Felizmente isso é (ainda) pura ficção – mas por quanto tempo? Legendado em português. Classificação: 12 anos.

Oray 
(Alemanha/ Áustria, 2018, 100 min)
Direção: Mehmet Akif Büyükatalay
Elenco principal: Zejhun Demirov, Deniz Orta, Cem Göktaş
Em uma disputa com sua esposa Burcu, Oray pronuncia a fórmula do divórcio islâmico “talaq”. O sacerdote informa que o casal deve se separar por três meses. Oray aproveita para fazer um recomeço e muda-se para Colônia, na Alemanha. Em um estilo quase documental, o filme conta como um indivíduo busca uma saída para o conflito entre sua crença no amor e seu amor pela fé. Legendado em português. Classificação: 14 anos.
* Sessão com a presença de Katja Eichinger, idealizadora da série “... and the winners are...”.

19h - Uma mulher extraordinária (Nur eine Frau)
(Alemanha, 2019, 90 min)
Direção: Sherry Hormann
Elenco principal: Almila Bagriacik, Merve Aksoy, Aram Arami
Baseado na história real de Hatun Ayhrun Sürücü, vítima de um “assassinato de honra” por um dos irmãos, em Berlim. O filme conta a luta da jovem por uma vida livre e autodeterminada, enfrentando a resistência da família que, por não aceitar seu estilo de vida, a ameaça e insulta cada vez mais. Legendado em português. Classificação: 14 anos.
* Sessão com a presença da atriz Almila Bagriacik.

25/01 - Sábado

15h - Campo Grande
(Brasil, 2015, 108 min)
Direção: Sandra Kogut
Elenco principal: Carla Ribas, Julia Bernat, Ygor Manoel
Duas crianças são deixadas na portaria de um prédio em Ipanema, sem nenhuma explicação, apenas um papel com o nome e endereço de Regina, uma das moradoras. Em nenhum momento as crianças duvidam que sua mãe voltará para buscá-los. Mas será que isso vai acontecer? A chegada das crianças no mundo de Regina – e suas tentativas de lidar com isso – transformarão profundamente as vidas de cada um deles. Classificação: 10 anos.

17h - Estamira
(Brasil, 2004, 121 min)
Direção: Marcos Prado
Documentário: Estamira e sua família vivem em um aterro sanitário em Jardim Gramacho, Duque de Caxias-RJ. Com distúrbios mentais, ela fala de forma poética e filosófica sobre a dificuldade de viver nessas condições, de problemas sociais mais abrangentes e leva o espectador a refletir sobre a vida. Classificação: 10 anos.

19h - Styx
(Alemanha/ Áustria, 2018, 94 min)
Direção: Wolfgang Fischer
Elenco principal:  Susanne Wolff, Gedion Oduor Wekesa, Kelvin Mutuku Ndinda
Rike trabalha como médica de emergência em Colônia, na Alemanha. Ela planeja uma viagem seguindo os passos de Charles Darwin. A partir de Gibraltar, navega sozinha com destino à Ilha de Ascensão, no Atlântico. No entanto, suas férias acabam abruptamente. Depois de uma tempestade, ela descobre um veleiro sobrecarregado e avariado. Mais de 100 pessoas podem afogar-se, caso ela não aja. Legendado em português. Classificação: 16 anos.
* Sessão com a presença do diretor de fotografia Benedict Neuenfels.

• 26/01 - Domingo

15h - Durval discos
(Brasil, 2002, 96 min)
Direção: Anna Muylaert
Elenco principal: Ary França, Etty Fraser, Marisa Orth
Durval e sua mãe vivem na casa onde funciona a loja Durval Discos, muito conhecida no passado, mas em fase de decadência na venda de vinil. Eles decidem contratar uma empregada doméstica e a única candidata que aceita as condições, Célia, leva consigo uma pequena garota chamada Kiki. Um dia, Célia some e deixa um bilhete pedindo que eles cuidem de Kiki por três dias. Classificação: 12 anos.

17h - Rocca muda o mundo (Rocca verändert die Welt)
(Alemanha, 2019, 101 min)
Direção: Katja Benrath
Elenco principal: Luna Maxeiner, Caspar Fischer-Ortmann, Luise Richter
Rocca, 11 anos, vive com a avó, enquanto seu pai, um astronauta, parte em uma missão espacial. Quando a avó é internada no hospital, ela é forçada a cuidar de si mesma. Com um espírito de Pippi Meialonga, Rocca luta com seus novos amigos contra bullying e por justiça – provando que até mesmo uma criança tem a força de mudar o mundo.
Legendado em português. Classificação: 10 anos.

19h - O invasor
(Brasil, 2001, 97 min)
Direção: Beto Brant
Elenco principal: Marco Ricca, Mariana Ximenes, Paulo Miklos
Estevão, Gilberto e Ivan se conhecem desde a faculdade e são sócios em uma construtora. Quando Estevão, sócio majoritário, não quer realizar um contrato com o governo, Gilberto e Ivan decidem contratar um assassino profissional para matá-lo. Classificação: 16 anos.

• 28/01 - Terça-feira

15h - Central do Brasil
(Brasil, 1998, 110 min)
Direção: Walter Salles
Elenco principal: Fernanda Montenegro, Vinicius de Oliveira, Marília Pêra
Dora escreve cartas na estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro, para pessoas analfabetas. Uma de suas clientes é atropelada e Dora acolhe, a contragosto, seu filho Josué (9). Ela acaba se envolvendo com pessoas perigosas, quando tenta se livrar do menino, e resolve fugir junto com ele, à procura de seu pai, viajando de ônibus pelo sertão nordestino. Classificação: 12 anos

17h - De pais e filhos - os filhos do Califado (Kinder des Kalifats)
(Alemanha/ EUA/ Síria/ Líbano/ Holanda, 2017, 98 min)
Direção: Talal Derki
Documentário: estudos de Alcorão, treinamento e disciplina militar determinam o cotidiano dos irmãos Ayman (12) e Osama (13), que se tornarão soldados de Alá. O pai deles, um líder rebelde, quer o estabelecimento de um califado. O diretor regressou à Síria, seu país natal, e se disfarçou como simpatizante salafista para acompanhar a rotina dessa família por dois anos. Legendado em português. Classificação: 16 anos

19h - As cancões
(Brasil, 2011, 91 min)
Direção: Eduardo Coutinho
Documentário: pessoas cantam as músicas que marcaram suas vidas, contando histórias relacionadas a essas canções. Classificação: livre.

• 30/01 - Quinta-feira

15h - Moacir Arte Bruta
(Brasil, 2006, 72 min)
Direção: Walter Carvalho
Documentário: Moacir é um homem negro que vive isolado na Chapada dos Veadeiros-GO, em condições de pobreza. Com problemas de audição, fala e formação óssea, ele mora com a mãe e familiares e cultiva uma lavoura de subsistência. Desenha com lápis de cera o que vem de sua imaginação intrigante: a Chapada, seres humanos, fauna e flora, sexo e visões místicas de santos e beatos. Classificação: livre.

17h - Casa de Areia
(Brasil, 2005, 115 min)
Direção: Andrucha Waddigton
Elenco principal: Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Seu Jorge
Em 1910, Áurea chega a um labirinto de areia no Maranhão, Nordeste do Brasil. Nas terras que o marido crê serem prósperas, ela se vê condenada à vida em um lugar inóspito, tendo como única companhia feminina sua mãe. Grávida e inconformada, faz de tudo para sair dali. Mas o tempo vai transformando essa história embalada por sentimentos que vão do desespero à plenitude. Durante os 59 anos da narrativa, o elenco se alterna na interpretação dos personagens. Classificação: 16 anos.
*Sessão com a presença do diretor Andrucha Waddigton.
 
19h - Índia, a filha do sol
(Brasil, 1982, 85 min)
Direção: Fábio Barreto
Elenco principal: Glória Pires, Nuno Leal Maia, Sebastião Vasconcelos
Silvério, um cabo do Exército, é encarregado de resolver determinadas irregularidades em um garimpo de Goiás. Uma indígena da região, Put’Koi, apaixona-se por ele, mas um trágico destino a aguarda, pois o cabo pretende ficar com várias pedras preciosas só para si. Classificação: 16 anos

• 31/01 - Sexta-feira

15h - Bicho de 7 cabeças
(Brasil/ Itália, 2001, 84 min)
Direção: Laís Bodansky
Elenco principal: Rodrigo Santoro, Othon Bastos, Cássia Kis
Como todo adolescente, Neto comete pequenas rebeldias, como pichar muros, usar brinco e fumar um baseado. Mas seus pais, sentindo que estão perdendo o controle, resolvem trancafiá-lo em um hospital psiquiátrico, onde Neto conhece uma realidade desumana e vive emoções e horrores que ele nunca imaginou que pudessem existir. Classificação: 14 anos.

17h - O som ao redor
(Brasil, 2012, 128 min)
Direção: Kleber Mendonça Filho
Elenco principal: Ana Rita Gurgel, Caio Almeida, Maeve Jinkings
A vida dos residentes de uma rua de classe média do Recife-PE toma um rumo inesperado, quando uma empresa de segurança particular é contratada para trazer paz aos moradores. Para alguns deles, a presença dos guardas cria mais tensão do que alívio. Classificação: 16 anos.

19h - Pixote, a lei do mais fraco
(Brasil, 1981, 128 min)
Direção: Hector Babenco
Elenco principal: Fernando Ramos da Silva, Jorge Julião, Gilberto Moura.
Um grupo de garotos pobres torna-se amigo em um reformatório. Presenciando e sofrendo a violência de companheiros e a incompreensão e despreparo dos guardas, eles fogem e, para sobreviver, são levados a praticar pequenos crimes. Conforme se envolvem em confrontos, vão sendo mortos. O último que resta é Pixote. Classificação: 18 anos.

Abrir WhatsApp