30/10/2019 - 13:55 | última atualização em 30/10/2019 - 18:01

COMPARTILHE

Fórum sobre Direito Ambiental nas subseções inicia trabalhos

Eventos em Nova Friburgo e em Nilópolis inauguraram projeto de interação entre Seccional e subseções na área

Cássia Bittar

Instalado em setembro, o Fórum Permanente de Presidentes de Comissão de Direito Ambiental das Subseções já começou a percorrer as regiões do estado unindo a advocacia em torno do tema.

Entre as metas do grupo está o debate sobre novos planos diretores para as cidades em 2021, ampliando um trabalho que o grupo da Seccional já realiza, em parceria com a Comissão de Direito Urbanístico e Imobiliário, voltado para o suporte à elaboração do plano para o Rio de Janeiro. “Com planejamento e um trabalho integrado entre a Seccional e as subseções no plano ambiental, observando as particularidades regionais, poderemos fortalecer das ações em prol do meio ambiente em todo o Estado”, afirma Ahmed.

Voltando forças para a solidificação e interiorização de iniciativas da Ordem na área ambiental, o presidente da Comissão de Direito Ambiental da Seccional, Flávio Ahmed, conta que, nos primeiros eventos regionais, realizados em Nova Friburgo e em Nilópolis, já foi possível sentir o retorno dos colegas.

“A nossa ideia é ouvir os advogados da região, saber o que podemos fazer juntos. Isso se dará com palestras, cursos, capacitando os colegas e trocando com eles. Assim, conseguimos dinamizar e capilarizar o trabalho da Comissão de Direito Ambiental por todo o estado”, observa Ahmed, completando que a adesão das subseções ajuda a fortalecer a proteção ambiental e a consciência do advogado sobre seu papel e o da Ordem nessa área: “Com isso criamos também um campo de atuação que pode ser desconhecido para advogados da região. Tivemos muito retorno nesse sentido”.

Ahmed conta que o evento em Friburgo, no último dia 22, reuniu diretores da subseção local e advogados da região e discutiu o Direito Ambiental a partir da perspectiva da atuação da classe e do papel da Ordem. Já o encontro em Nilópolis, realizado nesta quinta-feira, dia 29, contou ainda com a posse da Comissão de Meio Ambiente da subseção: “Palestrei sobre os desafios da advocacia na proteção ambiental mediante atividade econômica e tivemos uma ótima adesão, com a presença, inclusive, da secretária de Meio Ambiente de Nilópolis, Martha Chambarelli de Novaes”.

O próximo evento no âmbito do Fórum Permanente de Presidentes de Comissão de Direito Ambiental das Subseções será no dia 8 de novembro, na OAB/Campos dos Goycazes. “Este será nosso primeiro evento regional das comissões. A subseção de Campos será nossa anfitriã, mas teremos também representantes de Macaé e São Fidélis, debatendo os rumos das cidades em termos, principalmente de planejamento urbano, para os próximos anos”.

Abrir WhatsApp