28/06/2022 - 13:43

COMPARTILHE

OABRJ decreta luto oficial pela morte de Condorcet Rezende, luminar do Direito Tributário

Clara Passi

A OABRJ está em luto oficial de três dias pela morte de Condorcet Rezende, ocorrida nesta terça-feira, dia 28. Expoente do Direito Tributário e societário nacional e grande referência de gerações de colegas, o advogado trilhou, ao longo de mais de seis décadas de atuação, uma carreira calcada na advocacia (a atuação foi marcada pela sociedade de décadas com o também renomado tributarista Gilberto de Ulhôa Canto); na docência universitária; nas letras e na liderança de prestigiosas entidades.

Foi presidente, vice e presidente honorário da Associação Brasileira de Direito Financeiro (1998-2005), comandou o Instituto Latino Americano de Direito Tributário (1999-2001) e, entre outros feitos, teve o nome reconhecido pela publicação "International Who’s Who" como profissional de destaque na área tributária/societária e foi escolhido representante do Brasil na Comissão Executiva da International Fiscal Association (1991-1997).

Graduado pela antiga Faculdade Nacional de Direito, atual UFRJ, publicou, entre outros títulos, “Caminhadas no Direito” (2010), “Divagações” (2008), “Octavio Murgel de Rezende: uma vida dedicada à justiça militar” (2014) e “Andanças e caminhadas” (1997). Coordenou ainda “Estudos de Direito Tributário em homenagem à memória de Gilberto Ulhôa Canto” (1998). 

Foi professor de Legislação Tributária da Fundação Getúlio Vargas, da Uerj e do mestrado de Planejamento Tributário Internacional da FGV. Lecionou também na Universidade Cândido Mendes e coordenou o mestrado em Direito Tributário.

O presidente e o vice da Comissão Especial de Assuntos Tributários (Ceat) da OABRJ, Maurício Faro e Gilberto Fraga, prestam deferência ao mestre em nome da Seccional fluminense, que o tinha entre os inscritos desde 1959: 

“A advocacia brasileira perde hoje um grande nome. O professor Condorcet Rezende compartilhou seu conhecimento e contribuiu com a formação de diversos outros advogados e advogadas que militam no Direito Tributário. Deixa um exemplo fantástico na advocacia e certamente fará muita falta”, diz Faro. 


Para Fraga, Rezende foi uma das mais brilhantes referências da advocacia tributária no Brasil.

“Deixa um legado de retidão, de inteligência, de cultura, de caráter e de coragem. Fará muita falta”.

Abrir WhatsApp