09/08/2019

Edição 703 - 9 de agosto de 2019



OAB-RJ
Edição 703 - 9 de agosto de 2019
Facebook   Instagram   Twitter   YouTube


Semana da Advocacia: capacitação profissional e investimento na carreira são as prioridades da gestão, diz Luciano Bandeira

Nesta semana, em homenagem ao Dia da Advocacia, celebrado em 11 de agosto, o Portal da OAB/RJ traz uma série de reportagens detalhando as iniciativas da Ordem voltadas à capacitação da classe e à carreira dos colegas. Na primeira matéria, o presidente da Seccional, Luciano Bandeira, apresentou alguns dos principais projetos voltados para a qualificação profissional: criação de um banco de oportunidades; curso de certificação; projeto de mentoria; convênios com universidades; e a criação de comissões temáticas voltadas para o auxílio à carreira. 



Escola de Inclusão Digital é suporte da advocacia para o processo eletrônico

Uma das principais ações da Seccional na capacitação da advocacia, a Escola de Inclusão Digital, única no país, foi criada em 2015 com o intuito de treinar os colegas para o processo eletrônico. Nos próximos dois anos, a advocacia enfrentará mais um grande desafio, quando o TJ adotará o PJe. Segundo a diretora de Inclusão Digital e Inovação da OAB/RJ, Maria Luciana Souza, já no segundo semestre serão intensificadas as ações do grupo nesse sentido. 


OAB/RJ dissemina defesa da advocacia com criação da Escola de Prerrogativas 

Lançada em julho, a escola tem o objetivo de disseminar o conhecimento sobre os direitos do advogado. Nela, serão oferecidos quatro tipos de cursos: prerrogativas da advocacia; formação de delegados; e os voltados para profissionais de outras áreas e estudantes. “O advogado é primeiro defensor das prerrogativas. É ele que tem que afirmá-las perante o juiz e outras autoridades", defende o presidente da comissão sobre o tema, Marcello Oliveira.



Eventos gratuitos das comissões da casa auxiliam na atualização constante dos colegas

O projeto de expansão de conhecimento realizado pelas comissões temáticas da Seccional, que realizam constantemente eventos gratuitos sobre diversos temas, caminha em conjunto com as demais iniciativas voltadas à qualificação da classe. Os eventos ganharam força principalmente nos últimos anos, incentivados pela gestão de Fábio Nogueira na coordenadoria-geral dos grupos.


Nova Escola Superior é exemplo material da importância desta gestão com a capacitação

Menina dos olhos do presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira, a nova ESA será inaugurada no dia 23. Ele explica que o grande investimento nesta área está ligado à constante vigilância da Ordem em relação às prerrogativas profissionais. “Quanto mais qualificado o advogado, menos chance de ter suas prerrogativas violadas. Essa é a ideia de um dos pilares de nossa gestão e ela guia esse projeto”, observa Luciano.





Advogados de Nilópolis ganham novas instalações em sua sede

A Subseção de Nilópolis reinaugurou na última sexta-feira, dia 2, as instalações de sua sede. Completamente reformulado, o espaço passou a ter uma central de peticionamento com seis computadores e um escritório compartilhado. O auditório, a recepção e a secretaria também foram reformados. Durante a cerimônia, o presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira, destacou o trabalho conjunto realizado nas subseções e o avanço proporcionado pelas ações coletivas. "Cada um que se dedica à nossa instituição é parte de um todo, e é assim que vamos avançando. A Ordem é cada um dos advogados", afirmou.



OAB/RJ aciona PM para garantir prerrogativas da advocacia

A Comissão de Prerrogativas da OAB/RJ precisou acionar a Polícia Militar para garantir a um advogado o levantamento de um alvará, junto ao Banco do Brasil, com procuração sem firma reconhecida. O caso ocorreu na última sexta-feira, dia 2, na agência localizada no Fórum Central. O presidente da comissão e tesoureiro da Seccional, Marcello Oliveira, informa que vêm sendo recorrentes os casos de descumprimento de ordem judicial por parte do banco e avisa que a Ordem não medirá esforços para garantir os direitos dos colegas. 



IAB comemora 176 anos com homenagem a Sepúlveda Pertence

Instituição jurídica mais antiga das Américas, o Instituto dos Advogados Brasileiros celebrou seus 176 anos na noite da última segunda-feira, dia 5, com uma emocionante homenagem ao ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) José Paulo Sepúlveda Pertence, que recebeu a medalha Teixeira de Freitas, maior honraria do IAB. O presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira, reforçou que essas homenagens representam a história do Instituto, que é a alma mater da Ordem. 



Remissão de pena pela leitura: veja postos para doação de livros

O Conselho da Comunidade da Comarca da Capital retomou a campanha de doação de livros para o projeto 'Remissão de pena pela leitura', que vem sendo realizado nas unidades prisionais do estado desde 2017 e fortalece a ressocialização dos apenados. A partir do dia 10, pelo período de 30 dias, tanto o Fórum Central quanto os regionais funcionarão como pontos de coleta. Veja a listagem com os títulos utilizados pelo projeto.



OAB-RJ

OAB/Digital

Abrir WhatsApp