18/10/2019

Edição 723 - 18 de outubro de 2019
Facebook   Instagram   Twitter   YouTube

‘Gabinete Itinerante’: Luciano e dirigentes visitam JEC da Gávea

O presidente da Seccional, Luciano Bandeira, e dirigentes da Ordem visitaram o Juizado Especial Cível da Gávea em mais uma parada do projeto Gabinete Itinerante. A iniciativa tem o intuito de ouvir os anseios da classe, tanto nos postos da Justiça na capital e no interior quanto nos espaços mantidos pela Ordem.

Luciano recebe artistas e manifesta apoio à liberdade cultural

O presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, reuniu-se com um grupo de atores para tratar de temas ligados à liberdade artística. No encontro, foram relatados casos de censura prévia a espetáculos e exposições, além de perseguição a artistas e fake news envolvendo a classe. O grupo pediu a ajuda da Ordem nesse enfrentamento.

Programa de mentoria da OABRJ já atende a cerca de cem advogados

O programa Mentoria da OABRJ já começa a escrever sua história de sucesso entre os projetos da gestão voltados ao aperfeiçoamento profissional. Com uma procura que chama a atenção dos seus coordenadores, que formulam sua expansão buscando mais mentores nos quadros da Seccional, o projeto já atende a cerca de cem advogados.

TRT/RJ: uso de paletó e gravata será facultativo de novembro a março

A Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região tornou facultativo a magistrados, advogados e servidores, de 11 de novembro deste ano a 27 de março de 2020, o uso do paletó e gravata em suas unidades. O tribunal, no entanto, pede que se observe o uso de calça social e camisa social devidamente fechada. A OABRJ oficiou ao TJ e ao TRF em busca do mesmo benefício.

Deputado suspende coleta de assinaturas para PEC que extinguia a JT

O deputado federal Paulo Eduardo Martins (PSC-PR) suspendeu a coleta de assinaturas para apresentação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que previa a extinção da Justiça do Trabalho. O presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, fez duras críticas ao texto e considerou importante o recuo. "A Justiça do Trabalho é um patrimônio de nossa sociedade. Não pertence a um governo ou a uma legislatura, mas ao povo brasileiro".

Advogados terão quatro bolsas em cursos da OABRJ em Coimbra

Em apoio ao projeto de capacitação internacional promovido pela Comissão de Relações Institucionais da OABRJ, a Caarj oferecerá quatro bolsas integrais - duas por curso - para profissionais com baixa renda familiar, direcionadas à advocacia interessada nos cursos de extensão “Responsabilidade Civil-Empresarial” e “Direitos Humanos e Novas Tecnologias” da Universidade de Coimbra. Os interessados devem encaminhar, até 30 de outubro, a cópia da documentação necessária e telefone para [email protected].

Parada programada do TJ será neste fim de semana

A Diretoria Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação de Dados do TJ anunciou que a parada programada para manutenção dos equipamentos centrais de informática do tribunal referente ao mês de outubro acontecerá das 20h do próximo sábado, dia 19, às 20h de domingo, dia 20.

XXX Exame: consulte seu local de prova da 1ª fase

O Conselho Federal divulgou o link para consulta do local de realização da 1ª fase do XXX Exame de Ordem, que acontecerá no próximo domingo, dia 20, às 13h. Também foram publicadas as listas de pedidos de atendimento especial parcialmente ou integralmente deferidos.

Prenda-os se for capaz: como a Justiça trataria personagens da ficção?

A volta ao ar na TV Globo da novela “Avenida Brasil” (2012), de João Emanuel Carneiro, inspirou o Portal da OABRJ a imaginar que tratamento vilões como a Carminha (Adriana Esteves) receberiam da Justiça. Presidente da Comissão de Segurança Pública da Seccional, o criminalista Rafael Borges tipificou as condutas de alguns notórios fora-da-lei da ficção, mas ponderou que num julgamento da vida real os personagens só poderiam ser punidos caso o processo criminal instaurado comprovasse, ao final, a responsabilidade na prática daqueles crimes. Veja a lista.

OAB-RJ

OAB/Digital