19/11/2020

Edição 817 - 19 de novembro de 2020



OAB-RJ
Edição 817 - 19 de novembro de 2020
Facebook   Instagram   Twitter   YouTube


OABRJ entrega à advocacia novos parlatórios no presídio de Benfica

Advogados e advogadas criminalistas que frequentam o presídio Frederico Marques, em Benfica, encontram, desde a última segunda-feira, dia 16, um ambiente com mais conforto e melhores condições de trabalho na unidade. Uma comitiva da Seccional liderada pelo presidente Luciano Bandeira esteve no local para inaugurar nove parlatórios, além de uma sala de espera para os colegas. Os novos espaços são frutos de uma parceria da OABRJ com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária.



Anuidade da OABRJ permanecerá congelada em 2021

Pelo terceiro ano seguido, a anuidade da OABRJ permanecerá congelada. Os boletos para o pagamento até o dia 10 de dezembro de 2020 já foram enviados pelos Correios. Desde a última segunda-feira, dia 16, está disponível, também, a opção de pagamento pelo Portal da OABRJ, com boletos gerados pelo site ou por meio de cartão de crédito.


'Justiça para os inocentes' conta a história de Danillo Félix, de 25 anos

A história de Danillo Félix foi contada pela campanha ‘Justiça para os inocentes’, iniciativa da OABRJ, do coletivo 342Artes e da Midia Ninja. A iniciativa, que visa a denunciar a fragilidade do uso de reconhecimento por fotografia como prova única para embasar prisões, lança seu terceiro vídeo em uma semana marcada pelo Dia da Consciência Negra. 





Carteiras de estagiários vencidas serão prorrogadas automaticamente

A Diretoria da OAB Nacional publicou resolução que prorroga, automaticamente, a validade da Carteira da OAB de estagiários que não puderam realizar o Exame da Ordem nos últimos meses, por conta da alteração no calendário da prova diante do estado de calamidade pública decretado no país em razão da pandemia do novo coronavírus. A decisão do Conselho Federal atende a uma demanda dos escritórios de advocacia, conta o secretário-geral da entidade, José Alberto Simonetti, que explicou que, com a suspensão de duas edições da prova e o adiamento da prova prático-profissional (2ª fase) do XXXI Exame, muitos estagiários ficaram em uma espécie de “limbo”. 



Siqueira Castro é homenageado com a Medalha Rui Barbosa

O Conselho Federal da OAB homenageou nesta quarta-feira, dia 18, com a Medalha Rui Barbosa, a mais importante condecoração da advocacia brasileira, o conselheiro federal pelo Rio de Janeiro Carlos Roberto Siqueira Castro. A solenidade foi um dos pontos altos da sessão extraordinária do Conselho Pleno da Ordem, que foi convocado especialmente nesta data para marcar os 90 anos da entidade. 



Curso de Certificação Profissional abre nova turma online

Um dos braços do projeto Advoga, o Curso de Certificação Profissional, parceria entre o Programa de Mentoria da OABRJ e a Escola Superior de Advocacia (ESA), acaba de abrir nova turma. Focado em oferecer gratuitamente instruções práticas sobre o dia a dia da profissão, o curso passou por uma reformulação e conta com um novo conteúdo. Veja a programação completa e inscreva-se! 



Parada programada do TJRJ será neste fim de semana

A parada programada para manutenção dos equipamentos centrais de informática do Tribunal de Justiça referente aos meses de agosto, setembro e outubro acontecerá das 20h do próximo sábado, dia 21, até a manhã de domingo, 22. Durante o período, os sistemas poderão apresentar instabilidade, incluindo o portal corporativo do tribunal. 



Revista da OABRJ prorroga prazos para a edição sobre mediação

O Centro de Documentação e Pesquisa da Seccional, que publica a ‘Revista Eletrônica OABRJ’, divulgou edital prorrogando o prazo de  envio de artigos acadêmicos para o segundo volume da edição temática permanente, que é organizada semestralmente pela Comissão de Mediação e Métodos Consensuais de Solução de Conflitos. Os artigos acadêmicos sobre este tema podem ser enviados até 15 de dezembro.



OAB-RJ

OAB/Digital

Abrir WhatsApp