02/06/2021

Edição 863 - 2 de junho de 2021



OAB-RJ
Edição 863 - 2 de junho de 2021
Facebook   Instagram   Twitter   YouTube


Veja como agendar a retirada de processos físicos no TRT1

Impactados há mais de um ano pela restrição no funcionamento do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, advogados e advogadas já podem agendar a retirada de processos físicos que tramitam no 1º grau da corte pelo módulo disponível na Área Restrita do site. “Sabemos que a obrigação de fazer isso é do TRT1. Mas a nossa preocupação é garantir o pleno exercício profissional dos colegas”, reforça o presidente da OABRJ, Luciano Bandeira. 

Para auxiliar a advocacia, o Departamento de Tecnologia da Informação da OABRJ elaborou um tutorial com o passo a passo do agendamento. A Diretoria de Inclusão Digital e Inovações da Seccional também desenvolveu um manual para os colegas: um guia simplificado com orientações sobre o acesso ao sistema Acervo Digital do TRT1.  Veja aqui.



Luciano Bandeira inaugura melhorias na OAB da Ilha do Governador

Com a necessidade de distancimento social imposta pela pandemia, a sala no Fórum da Ilha do Governador estava com sua capacidade reduzida desde o retorno das atividades presenciais: dos dez computadores, apenas cinco permaneciam disponíveis. Nesta quarta-feira, dia 2, as diretorias da OABRJ e da Caarj entregaram aos advogados e às advogadas um espaço totalmente reformado, com uma mudança na disposição das baias que permite tanto o uso das dez máquinas quanto o respeito às medidas de segurança do momento.


Ordem vai ao TRT1 por ampliação de espaço para advocacia em Caxias

Embora disponha de uma espaçosa sede de subseção, a advocacia de Duque de Caxias que frequenta o Fórum Regional do Trabalho local conta com uma sala de apoio com apenas 18m². Com o intuito de ampliar significativamente este espaço e proporcionar melhores condições aos colegas trabalhistas da cidade, uma comitiva da Ordem capitaneada pelo presidente da Seccional, Luciano Bandeira, reuniu-se nesta terça-feira, dia 1º de junho, com a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, desembargadora Edith Tourinho.





Seccional acompanhará recesso dos tribunais no feriado de Corpus Christi

Em razão do feriado desta quinta-feira, dia 3, e do aviso de que não haverá expediente forense nos órgãos do Poder Judiciário na próxima sexta-feira, 4, a OABRJ informa que também não abrirá neste período. A paralisação vale para toda a estrutura da Ordem. Já nas subseções, o funcionamento será definido por cada presidente.



OABRJ combate cobrança de taxas de depósitos judiciais no Banco do Brasil

Por meio da Comissão de Prerrogativas, a Ordem pediu ingresso como amicus curiae na ação civil pública ajuizada pela Defensoria Pública e pelo Ministério Público em face ao Banco do Brasil. A ACP contesta a prática de cobrança de taxa em transferências bancárias de valores oriundos de depósitos judiciais. As entidades pedem que a tarifa seja declarada nula e que o juízo condene o banco a devolver em dobro os valores pagos, além de pagar danos materiais e morais aos jurisdicionados.



Ordem define estratégias da digitalização no TRT em parceria com as subseções

O presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, e o grupo de trabalho para a migração dos processos físicos do Tribunal Regional do Trabalho (TRT1) reuniram-se na manhã desta quarta-feira, dia 2, com os presidentes das subseções das comarcas que concentram mais volume de processos. O encontro foi para traçar a melhor estratégia para atender a classe nesses locais. Na última segunda-feira, reunião semelhante foi realizada com os representantes da Ordem nas 63 subseções do estado. 



Portal da OABRJ estreia novas ferramentas de acessibilidade

Para que todos tenham uma melhor experiência durante a navegação no Portal da OABRJ, novas ferramentas de acessibilidade foram incluídas na plataforma. As novidades permitem que todas as pessoas, com deficiência ou não, possam ter acesso aos conteúdos e compreendê-los com autonomia. Saiba mais.



Escritórios digitais no De Paoli recebem cerca de 400 colegas em um mês

Cerca de 400 colegas foram atendidos no primeiro mês de funcionamento da central localizada no clássico Edifício Rodolpho De Paoli. Inaugurado em 29 de abril, o espaço conta com 17 salas equipadas para a realização de audiências virtuais, que também podem ser utilizadas para reuniões com  clientes ou o trabalho do dia a dia. A central foi um grande passo para a concretização da meta do presidente da Seccional, Luciano Bandeira, de estruturar 300 escritórios digitais até o fim da gestão.



Siqueira Castro endossa campanha ‘Vacina é direito’

Conselheiro federal da Ordem e fundador de um dos maiores escritórios de advocacia do país, Carlos Roberto Siqueira Castro apoia agora a campanha da OABRJ (por meio do Observatório Covid-19) e da Caarj, “Vacina é direito”. O advogado de 71 anos acaba de ser imunizado com as duas doses da vacina Coronavac. 



Documentário apresenta visão da advocacia sobre a Constituinte de 88 

Estreia neste sábado, dia 5, às 22h, o documentário '88 - Fonte do amanhã', de Alexandre Pena, produzido com apoio institucional da OABRJ e do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). O filme, que revisita o processo constituinte de 1988 no Brasil pela visão da advocacia, será exibido no canal PrimeBoxBrazil (656 da Net) e no YouTube da Seccional.



Participe dos cursos da Escola de Gestão de Pequenos e Médios Escritórios

A Escola de Gestão de Pequenos e Médios Escritórios da Seccional retomou, neste ano, seu projeto de aulas virtuais pelas subseções. A iniciativa, que está em sua segunda edição, contempla colegas inscritos em unidades da Ordem em todo o estado, com seminários voltados para a realidade local. Veja o calendário de junho e inscreva-se!



Evento reforça importância do marketing para a gestão de escritórios

O conceito-chave quando se fala em alavancar a receita de escritórios de advocacia é o relacionamento com os clientes, defendeu o consultor tributário José Carlos Carvalho no webinar do qual o presidente da Seccional, Luciano Bandeira, foi anfitrião na noite desta terça-feira, dia 1º. Transmitido pelo canal da OABRJ no YouTube, o encontro ficará gravado para ser visto e revisto pelos colegas. 



Ordem lamenta morte de Evandro Aleluia, conselheiro da OAB/São João de Meriti

É com pesar que as diretorias da OABRJ e da Subseção de São João de Meriti lamentam o falecimento de Evandro Aleluia ocorrido no último dia 28, por complicações da Covid-19. Aleluia era conselheiro e presidente da Comissão da Verdade da Escravidão Negra da subseção.



Seccional lamenta morte de Saul Quadros, ex-presidente da OAB/Bahia

Com profundo pesar, a OABRJ lamenta o falecimento do ex-presidente da Seccional da Bahia Saul Venancio de Quadros Filho, ocorrido nesta quarta-feira, dia 2. Ele presidiu a Ordem na Bahia nos triênios 2007/2009 e 2010/2012, além de ter exercído os cargos de presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia, conselheiro federal da OAB e vice-presidente da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas.



OAB-RJ

OAB/Digital

Abrir WhatsApp