17/09/2021

Edição 891 - 17 de setembro de 2021



OAB-RJ
Edição 891 - 17 de setembro de 2021
Facebook   Instagram   Twitter   YouTube


Gestão ultrapassou meta de 300 escritórios digitais e deixa legado de inclusão

A OABRJ atingiu a marca de 316 escritórios digitais instalados em todo o Estado do Rio de Janeiro, superando a meta inicialmente proposta pela atual gestão, que era de 300 espaços até este mês de setembro. Isso concretiza o compromisso firmado por Luciano Bandeira, presidente da Seccional, ainda no início da pandemia de garantir que nenhum colega - seja da capital ou do interior - ficasse sem meios de atuar por falta de estrutura. Além disso, estabelece um legado de inclusão digital que beneficiará as futuras gerações de advogados e advogadas. 



OABRJ propõe parceria na formação de agentes da Guarda Municipal

Em reunião com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, nesta sexta-feira, dia 17, o presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, propôs que a Escola de Prerrogativas da Seccional participasse da formação dos agentes da Guarda Municipal, ideia que foi acolhida por Paes. Esta seria uma forma de prevenir casos como o de João Aquiles Paiva, advogado que levou golpes de cassetetes no rosto desferidos por agentes da guarda. Outro pedido apresentado pela Ordem foi o acesso da advocacia aos autos administrativos. Veja como foi o encontro.


Seccional inaugura Casa da Advocacia no Recreio dos Bandeirantes

A OABRJ inaugurou na última terça-feira, dia 14, a Casa da Advocacia no bairro do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio. Presidente da Subseção da Barra da Tijuca, Marcus Soares destacou os esforços da gestão da OABRJ em prover auxílio à advocacia da região. “Agradeço ao presidente Luciano Bandeira que se mostrou sensível a essa demanda dos mais de 3.500 advogados desta subseção, que serão atendidos agora com os escritórios digitais, podendo exercer sua profissão de maneira mais digna, com todo o conforto”, afirmou. 





Luciano leva demandas da advocacia ao corregedor do TJRJ

Em encontro realizado no Tribunal de Justiça na última quarta-feira, dia 15, o presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, entregou um ofício com diversas demandas da advocacia ao corregedor-geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo. "Foi uma visita institucional. Tratamos de diversos temas ligados à advocacia e à Corregedoria. Sempre com o intuito de colaborar, passamos uma série de pedidos e sugestões ao desembargador, que, muito solícito, comprometeu-se a analisar os pontos apresentados e dar o devido encaminhamento", disse Luciano, que foi à reunião acompanhado pelo procurador-geral da OABRJ, Alfredo Hilário.



OABRJ entregou Medalha Sobral Pinto a mais 53 colegas

Na última segunda-feira, 13, a OABRJ realizou duas sessões de entrega da Medalha Sobral Pinto, concedida a advogados que completam 50 anos na profissão. Pela manhã, a cerimônia aconteceu logo após a palestra do ministro do STJ Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, e homenageou, entre outros, o advogado Técio Lins e Silva, ex-presidente do IAB. Veja o nome de todos os agraciados e reveja em nosso canal no YouTube as duas cerimônias completas.



Palestra de ministro Marcelo Ribeiro Dantas encerrou ciclo da OABRJ

O ciclo de palestras organizado pela OABRJ e pela revista “Justiça e cidadania” para celebrar o mês da advocacia chegou ao fim na última segunda-feira, 13, com a palestra do ministro do STJ Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, que falou sobre “Advocacia criminal na superior instância”. Em cerimônia comandada pelo presidente da Seccional, Luciano Bandeira, o magistrado discutiu o processo de criação do STJ e os principais desafios técnicos enfrentados pelo tribunal. Veja como foi.



Seccional inaugura melhorias em parlatórios de Volta Redonda e Itaperuna

A OABRJ inaugurou nesta semana melhorias nos parlatórios do Presídio Diomedes Vinhosa Muniz, em Itaperuna, e da Cadeia Pública Franz de Castro Holzawarth, em Volta Redonda, em um esforço para auxiliar advogados que atuam nas duas unidades prisionais. O projeto faz parte da parceria da Seccional com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária.



Sala de apoio em Benfica passa a funcionar todos os dias

Reformada em maio deste ano, a sala utilizada pela advocacia perto do local das audiências de custódia, na Cadeia Pública José Frederico Marques, no bairro de Benfica, ficará disponível aos advogados todos os dias da semana. O espaço funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h. Nos finais de semana, o uso está limitado à duração das audiências de custódia previamente agendadas. 



Mudança de horário na Central de Escritórios Digitais do De Paoli

Inaugurada em 29 de abril, a Central de Escritórios Digitais da OABRJ e da Caarj passa a funcionar das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira. O espaço, localizado no Edifício Rodolpho De Paoli (Avenida Nilo Peçanha, 50), concentra 17 salas estruturadas para a advocacia receber seus clientes, realizar reuniões e participar de audiências por videoconferência.



Saiba como se candidatar às vagas de desembargador abertas pelo TJRJ

A OABRJ publicou nesta semana os editais de abertura dos processos seletivos para a formação das listas sêxtuplas com vistas ao preenchimento de três vagas de desembargador do TJRJ. Dois postos são referentes às aposentadorias dos desembargadores Lindolpho Morais Marinho e Antonio Eduardo Ferreira Duarte e um à vaga oriunda da Lei 9.354/2021. A abertura para a advocacia advém do Quinto Constitucional.



‘OABRJDebate’: subseções fazem balanço dos desafios da pandemia

O programa de entrevistas “OABRJ Debate”, exibido pelo canal da OABRJ no YouTube, deu início a uma série especial sobre os desafios e as conquistas realizadas pelas subseções fluminenses durante a pandemia. Os primeiros a participar foram os presidentes das subseções de Nova Iguaçu/Mesquita, Hilário Franklin Pinto de Souza; Belford Roxo, Abelardo Medeiros Tenório; e o de Queimados, Alexandre Fontes de Oliveira.



Véspera do desligamento do DCP, sábado é dia de ‘intensivão’ nos sistemas do TJ

Sábado, dia 18, véspera do desligamento definitivo do DCP do TJRJ para dar espaço ao Novo Portal (até aqui, os dois sistemas vinham funcionando simultaneamente), será dia de “Intensivão TJRJ” promovido pela Diretoria de Inclusão Digital e Inovações  da OABRJ. Veja a programação e participe.



OAB-RJ

OAB/Digital

Abrir WhatsApp