08/10/2012 - 16:25

Apoio os colegas na adaptação à era digital

08/10/2012 - 16:25

Apoio os colegas na adaptação à era digital

Este espaço, normalmente dedicado ao Recado do presidente, é hoje ocupado por um editorial, assinado pela Diretoria da OAB/RJ. A razão é simples: aberto o processo eleitoral na Seccional, o presidente Wadih Damous está engajado na campanha. Por isso, para evitar mal-entendidos preferiu abster-se de qualquer manifestação pessoal neste espaço. O editorial é, então, de responsabilidade da diretoria.

Neste número destacamos, nas páginas 4 e 5, o trabalho feito pela Seccional para apoiar os colegas na informatização do Judiciário, processo que é inexorável e que, malgrado a pressa com que foi implantado em certos casos e alguns atropelos no percurso, representa um avanço na Justiça. E, nessa questão, há de se destacar o excepcional desempenho da Comissão de Direito e Tecnologia da Informação, presidida pela colega Ana Amélia Menna Barreto, não só na capacitação de advogados em nosso estado, como na contribuição levada a outras seccionais.

Mas, lamentavelmente, nesta Tribuna nem tudo são flores. Já no fechamento, modificamos a pauta do jornal para inserir um assunto de última hora: as citações de execução fiscal de dívida ativa da Caarj que nos chegaram, num valor total de R$ 331,9 milhões.

Como se pode constatar na reportagem, publicada na página 3, a cobrança refere-se a diversos impostos não recolhidos pela antiga direção da Caixa em 2005 e 2006.

Apesar do choque e de uma inevitável sensação de estarmos fazendo um trabalho de Sísifo na árdua recuperação da Caarj, não esmoreceremos. Assim como outros atos irresponsáveis já nos obrigaram a buscar formas de remediá-los, o mesmo acontecerá agora.

Venceremos mais esta batalha.

Mas o acontecido só reforça a necessidade de que o Conselho Federal aperfeiçoe as normas de controle e fiscalização das seccionais, sendo mais rigoroso no exame de suas contas. E que, no futuro, se preveja a possibilidade de responsabilização dos gestores no caso desse tipo de débito, para que não recaia sobre todos os advogados.

No dia em que problemas como este forem tratados de forma rigorosa, e sem a politização decorrente da disputa situação versus oposição nas seccionais, a Ordem só terá a ganhar e se fortalecer.
Heranças malditas, como a que caiu agora sobre a cabeça dos advogados fluminenses, não mais acontecerão.

A Diretoria da OAB/RJ