11/07/2017 - 13:19

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Direito da Moda apresenta formas de proteção para estilistas

11/07/2017 - 13:19

Direito da Moda apresenta formas de proteção para estilistas

Segundo da série de eventos promovidos pela Comissão de Direito da Moda da OAB/RJ para aproximar a advocacia dessa indústria, a palestra Os estilistas e a moda: proteção e desafios, realizada no dia 21 de junho, na sede da Seccional, reuniu profissionais de marcas e especialistas em fashion law para debater os principais problemas enfrentados no setor, principalmente no que se refere a cópias.

Apresentando um histórico sobre as políticas de proteção na indústria da moda desde a Idade Média, a membro consultora da comissão Paula Acioli apontou como exemplo o período dos séculos 14 a 18, quando as chamadas leis suntuárias estabelecidas pelos reinos já tinham como principal preocupação a proteção da moda: “Os nobres pensaram em um sistema de leis para proteger o poder que tinham, mas na forma como se vestiam. Esse sistema regulava as cores que podiam ser usadas, os materiais, os acessórios etc. Eles não queriam ser copiados”, contou.

Uma das formas consideradas por Acioli mais eficazes atualmente no combate à pirataria é o cobranding, uma associação de duas marcas de prestígio, geralmente unindo um produto de luxo a uma rede voltada à grande massa, de forma a popularizar o acesso a uma marca.

Um dos exemplos citados foi a loja de roupas multimarcas internacional H&M, que tem caráter mais popular e que recentemente lançou coleções exclusivas da Kenzo e da Balmain. “O cobranding é uma verdadeira sacada, pois já inclui uma proteção. Essa associação entre luxo e massa permite vender produtos por preço superacessível e, assim, as cópias perdem um pouco o sentido”, exemplificou.

Participaram também do evento a presidente da comissão, Deborah Portilho; a vice-presidente, Bruna Rego Lins; a secretária-geral, Ana Letícia Allevato; a diretora do Departamento de Cultura e Eventos da OAB/RJ, Paula Vergueiro; o presidente da Associação Brasileira de Estilistas (Abest), Paulo Lourenço Bartholomei; os criadores da marca The Paradise Thomas Azulay e Patrick Doering; a diretora de criação da marca Salinas Jacqueline De Biase; e a consultora de imagem Patrícia Geyer.
 

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