06/05/2024 - 18:14 | última atualização em 06/05/2024 - 18:53

COMPARTILHE

Código de Defesa do Consumidor na prática: OABRJ promove oficina para a jovem advocacia

Biah Santiago



Para que a advocacia recém-chegada ao mercado de trabalho ganhe intimidade com a matéria consumerista, já que, para muitos, a área é porta de entrada da carreira, comissões da OABRJ (OAB Jovem, de Defesa do Consumidor e de Juizados Especiais) e a Diretoria de Valorização da Advocacia promoveram, nesta segunda-feira, dia 6, uma oficina sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC). 

Não conseguiu se organizar para ir? É possível assistir, na íntegra, pelo canal da OABRJ no YouTube. 


“Este encontro de comissões e a Diretoria de Valorização [da Advocacia] gera uma troca de ideias e de várias perspectivas diferentes, mas convergentes, que agregam ao debate sobre as ferramentas necessárias ao início da carreira”, disse a vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio.



No painel, estiveram o diretor de Valorização da Advocacia da OABRJ, Paulo Grossi; a presidente da OAB Jovem RJ, Lívia Madeira; o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Tarciso Amorim; e dos Juizados Especiais, Pedro Menezes.

“Já que o Código de Defesa do Consumidor e os juizados especiais são algumas das portas de entrada da jovem advocacia no mercado de trabalho, por que não começar a advogar com excelência?”, pontuou Lívia.

“Unimos os temas centrais de cada comissão para valorizar, agregar e fortalecer a classe, principalmente aprimorar e gerar conhecimento para que os colegas consigam enfrentar os desafios que chegam junto com a carreira”.

O advogado e acadêmico Renato Porto explorou o conjunto de normas que regem o Direito do Consumidor e deu dicas para se enfrentar os obstáculos dos primeiros passos na advocacia.

“Algo comum entre os temas é que 99% das demandas dos juizados especiais são de relações de consumo”, afirmou o especialista.


“Quando você quer claramente atingir um objetivo, todos os movimentos passam a ser nesse sentido. O primeiro passo dessa jornada na advocacia é encontrar algo concreto para a sua vida e para a sua profissão. Quando for trabalhar com Direito do Consumidor, escolha uma subárea dentro da matéria para que você seja visto, como os direitos de passageiros, bancário, metaverso entre outros”.



E Porto prosseguiu: “O advogado parte da premissa de que irá sempre cuidar do outro, mas cuide primeiro da sua carreira e de seus contratos para entregar um resultado melhor para os seus clientes. Depois, absorva conhecimento técnico de valor, e, por último, seja visto na advocacia. Se unir esses três caminhos, terá uma grande possibilidade de crescer no mercado de trabalho”.

Abrir WhatsApp