07/11/2023 - 16:36 | última atualização em 07/11/2023 - 16:44

OABRJ marca presença em congresso sobre métodos alternativos de pesquisa científica

Presidente da CPDA celebrou apoio da Fiocruz à busca por substituição de animais em laboratórios

Felipe Benjamin

A OABRJ foi representada na  abertura do I Congresso Brasileiro de Métodos Alternativos ao Uso de Animais na Pesquisa e na Educação (I CBMalt) pelo presidente da Comissão de Proteção de Defesa dos Animais (CPDA), Reynaldo Velloso, que destacou apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ao evento, no qual pesquisadores brasileiros e internacionais debatem métodos que substituam a presença de animais em pesquisas científicas.

"Estamos vivendo um momento ímpar que tanto queríamos", afirmou Reynaldo. "A maior entidade de pesquisa do Brasil propondo métodos alternativos à utilização de animais”.

Em outra ocasião, Velloso também se reuniu, no Conselho Regional de Biologia, com representantes de vários conselhos, promovendo articulações com relação à Objeção de Consciência e propostas de métodos alternativos nas salas de aula.

O I CBMalt acontece até quinta-feira, dia 9, no Windsor Marapendi Hotel, na Barra da Tijuca. Participaram da cerimônia de abertura, a presidente da Comissão de Direito Médico Veterinário da OABRJ, Larissa Paciello o diretor técnico da Fiocruz, Christoph Milewski; o presidente do Centro Brasileiro de Métodos Alternativos ao Uso de Animais na Pesquisa, Octávio Presgrave; e a coordenadora do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), Kátia de Angelis Lobo D'Avia. Estiveram presentes também as representantes das marcas L'Oreal, Verônica Oliveira, e O Boticário, Andrezza Canavez.