04/09/2023 - 17:18 | última atualização em 05/09/2023 - 19:04

OABRJ participou de 'Ouvidoria Itinerante' destinada às mulheres

Iniciativa do Ministério Público, atendimentos foram realizados na Cinelândia, Centro do Rio de Janeiro

Yan Ney

A OABRJ participou, na manhã desta segunda-feira, dia 4, da ‘Ouvidoria Itinerante' organizada pelo Ministério Público fluminense, que tem por objetivo aproximar a Justiça dos cidadãos. Desta vez, o encontro se destinou ao público feminino para receber denúncias, elogios, críticas, pedidos de informações e sugestões, assim como informar as mulheres acerca dos serviços das ouvidorias da Mulher.

Além da Seccional, estiveram presentes a ouvidoria do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Creci-RJ), o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Ministério Público do Rio de Janeiro, o Núcleo de Assistência ao Cidadão (NAC), a Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro, o Projeto Social Empoderadas, o Detran Mulher, e outros. O programa recebeu ônibus, equipamentos técnicos, material informativo e equipe especializada no atendimento às mulheres vítimas de violência.

Representante da Seccional e ouvidora da Mulher da OABRJ, Andrea Tinoco destacou que lutar contra a violência de gênero é um de seus maiores desafios, e que o evento realizou um papel fundamental no combate a este crime.

"Foi um privilégio participar da ‘Ouvidoria Itinerante’ do Ministério Público, em que pude interagir diretamente com mulheres em situação de violência. Como ouvidora da Mulher da OABRJ, nossa missão é clara: defender os direitos das mulheres e lutar contra a violência de gênero. Durante o evento, oferecemos assistência jurídica e apoio emocional, reforçando que nenhuma mulher deve enfrentar isso sozinha. Agradeço a todos que tornaram isso possível e reforço nosso compromisso com a igualdade de gênero e o fim da violência contra as mulheres”, afirmou.

Marcia Nascimento, ouvidora Creci-RJ, que também esteve presente com a Ordem em maio, em evento em Copacabana, falou sobre a iniciativa, realizada ainda como desdobramento das campanhas pelo Agosto Lilás, mês que promove a reflexão em torno do combate à violência de gênero [o evento inicialmente estava agendado para o dia 29 de agosto e precisou ser reagendado por conta da previsão de fortes chuvas na cidade].

“Está campanha é apaixonante porque nós gostamos que o cidadão tenha as informações corretas. A ‘Ouvidoria Itinerante’, nesta edição alusiva ao Agosto Lilás, foi para fortalecer a mulher que precisa ter um lugar de fala, que precisa ter um lugar de apoio. Ela precisa conhecer as instituições que darão suporte aos seus problemas . A rede de ouvidoria tem se fortalecido bastante esse ano, porque vem junto a OABRJ, o Ministério Público, a “Mulher Cidadã da Prefeitura”, o 1746, o Creci e diversas outras instituições que ajudam a dar voz”, expressou.

Para a coordenadora do Projeto Social Emporadas, conhecida como Tia Jô, é essencial capacitar mulheres e meninas para o mercado de trabalho, de modo que não sejam dependentes do “agressor mantenedor da casa”. O projeto que lidera tem justamente esse papel: financiar o combate à luta contra a violência de mulheres e meninas no estado do Rio de Janeiro.

“Quando a gente chega empoderando essa mulher, colocando-as de volta no mercado de trabalho, a vida dela sendo realmente refeita, elas saem daquele ciclo de violência e encontram um novo mundo, diferente daquela realidade de apanhar todos os dias. Então muda a história dela como um todo e de seus filhos”, observou Tia Jô.

O projeto “Ouvidoria Itinerante”

A “Ouvidoria Itinerante” é uma iniciativa permanente de visitas que divulga ouvidorias, suas funções e formas de acesso e, consequentemente, promove a aproximação de Promotores de Justiça e cidadãos. O programa apresenta os direitos e como se defender daqueles que por algum motivo lhes foram negados. Dina Furtado, coordenadora da Ouvidoria da Mulher do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ), explicou que já no local da campanha as entidades tentam resolver os problemas apresentados.

“A importância do nosso evento é tentar essa aproximação com o público e um acolhimento da população que busca ajuda das nossas ouvidorias. A gente faz o atendimento, traz parceiros, tenta resolver o que consegue já aqui no local. Os outros problemas que não podem ser resolvidos logo, são encaminhados através da nossa equipe”, destacou.

Ouvidor da Secretária de Assistência Social do Rio de Janeiro, William Brand garantiu que as ouvidorias são os principais canais pelos quais o cidadão pode se manifestar e, consequentemente, levar à ciência da empresa os seus problemas.

“A ‘Ouvidoria Itinerante’ é fundamental para que a população traga o termômetro ao serviço público do que funciona ou não. Através da ouvidoria, o cidadão pode manifestar e trazer as informações para que a gestão tome ciência e promova melhorias na gestão”. E completou: “Esse sistema integrado de ouvidorias é importante para que haja uma interlocução e integração entre os órgãos da cidade, para que tenhamos uma melhor gestão de informações e das demandas trazidas”.