07/07/2023 - 13:19 | última atualização em 07/07/2023 - 14:58

COMPARTILHE

OABRJ sedia 2° Congresso de Direito Imobiliário e Condominial da ABA

Eventou contou com palestras e painéis que debateram atuação da advocacia no setor

Felipe Benjamin



O Salão Nobre Antonio Modesto da Silveira, na sede da Seccional, foi palco na manhã de quinta-feira, dia 6, do 2° Congresso de Direito Imobiliário e Condominial da Associação Brasileira de Advogados (ABA/RJ), que discutiu os desafios enfrentados por profissionais do ramo do Direito Imobiliário em todo o estado. O Congresso teve continuação nesta sexta-feira, 7, com eventos no Plenário Evandro Lins e Silva. 

"Também sou integrante da ABA e gostaria de destacar que OABRJ e ABA mantêm sempre essa atuação conjunta", afirmou a vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio, em seu discurso de boas-vindas.

"Este é um encontro que reúne grandes nomes do Direito Imobiliário do Rio de Janeiro, e as entidades jurídicas de maior representatividade no nosso estado: a OABRJ, a ABA, O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), e a Associação Brasileira Advogados do Mercado Imobiliário (Abami). Todos estão representados aqui hoje. O Direito Imobiliário é uma das áreas mais relevantes da atuação jurídica de nós, profissionais da advocacia. Quero parabenizar os organizadores e celebrar essa sólida parceria da Ordem com a ABA".



Compuseram a mesa de abertura do evento, ao lado de Basilio, o presidente da Comissão Nacional de Direito Imobiliário da ABA, Francisco Machado Egito; a presidente da Abami, Alessandra Ávila; a diretora-geral da ABA, Cristina Cruz; o diretor financeiro do IAB, Arnon Velmovitsky, e a diretora municipal da ABA, Elaine Molinaro.

Pela manhã, o Salão Nobre abrigou dois painéis: "Tecnologia e mercado imobiliário", que contou com a mediação da vice-presidente da Comissão de Direito Imobiliário da OABRS, Daiana Staudt, e "Segurança jurídica nos leilões de imóveis: legislação e precedentes", mediado pela presidente da Comissão Estadual de Direito Imobiliário da ABA/RJ, Samantha Oliveira.

No período da tarde, o evento recomeçou com a palestra "Fato gerador do ITBI: tema pacificado?", apresentado pelo professor da Universidade Corporativa Creci-RJ (Unicreci-RJ) Raphael Thomé e com o painel "Locação de imóveis", que contou com a participação do vice-presidente da Comissão de Direito Imobiliário da OAB/Barra da Tijuca, Wilson Martins. 

As atividades foram encerradas com o painel "Temas extrajudiciais", que teve mediação da delegada da Comissão de Direito Condominial da OAB/Niterói, Manuelly Costa e a participação do vice-presidente da Comissão de Direito Imobiliário da OABRJ e do IAB e presidente da Comissão de Direito Imobiliário da OAB/Barra da Tijuca, Carlos Gabriel Feijó.

Nesta sexta-feira, o evento contou com mais seis paineis divididos durante o dia, que debateram temas como normas condominiais, o papel dos síndicos e a atuação da advocacia condominialista.

Abrir WhatsApp