20/10/2022 - 10:58 | última atualização em 20/10/2022 - 11:57

COMPARTILHE

Capacitação em Advocacia Feminista - aulas online ao vivo e gravadas

Realização: Escola Superior de Advocacia - ESA

Aulas ao vivo e gravadas
Dias 16, 17 e 18 de novembro de 2022
Quarta, quinta e sexta-feira – das 19h às 21h


Professoras
Ana Carolina Fleury é mãe, advogada especialista na defesa dos direitos das mulheres e mães. Sócia no Póvoa, Schmidt & Fleury - advogadas. Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Goiás, pós-graduada em direito penal, processo penal e direito público. Pesquisadora no Grupo de Crítica do Direito e Subjetividade Jurídica da Universidade de São Paulo (USP), professora universitária e em diversos cursos.

Veruska Schmidt é mãe, advogada trabalhista especialista em direito e processo do trabalho. Sócia no Póvoa, Schmidt & Fleury – Advogadas. Bacharel em Administração de Empresas. Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Escola Paulista de Direito. Pós graduada em Gestão de Pessoas com ênfase em Legislação Trabalhista pela UniRuy. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Trabalho Escravo da UFMG. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Direito do Trabalho da Mulher da LAEJU/BA. Diretora de Ensino e Pesquisa do Movimento da Advocacia Trabalhista Independente – MATI. Membra da Rede Defemde.

Lise Póvoa é mãe, advogada feminista. É graduada em direito pela Universidade Paulista, especialista em Direito e Processo Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET). Pós Graduanda em Advocacia Feminista e Direito da Mulher no Instituto Legale. Assessora Jurídica do Coletivo Feminista Medeia (Universidade Federal de Viçosa). Assistente Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Direito da Mulheres da LAEJU/BA. Membra do Coletivo de Advogadas Familiaristas Feministas (CAFF). 


Objetivo do curso
A violência de gênero é um fenômeno que atinge mulheres sem distinção de idade, orientação sexual ou classe social. Os estereótipos de gênero construídos ao longo das décadas se articularam no imaginário coletivo a outros preconceitos, tais como os decorrentes de classe, raça, origem social, etc. A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que o Brasil é o quinto país que mais mata mulheres no mundo.

Além disso, as mulheres são um dos grupos que mais sofrem de violência e assédio no local de trabalho. A Organização Internacional do Trabalho reconhece na Convenção 190 que a violência e o assédio no mundo do trabalho podem representar um perigo para a saúde e segurança das trabalhadoras.

Sendo assim, nosso objetivo é ampliar o número de advogadas e advogados que atuam na defesa das mulheres, aprimorando a capacitação de profissionais do Direito para a defesa desses direitos, bem como aprofundar uma visão crítica das múltiplas dimensões da violência de gênero.


Perfis dos professores nas redes sociais (Instagram e LinkedIn)
Ana Carolina - @anacarolinafleuryy
Lise - @lisepovoa.adv
Veruska - @veruska.adv


Área do Direito
Direito Penal, Direito das Famílias e Direito do Trabalho


A quem o curso se destina (público-alvo)
Advogados com mais de 5 anos de atuação
Advogados recém-formados
Estudantes de Direito


Programação

• Noções básicas de gênero, violência e desigualdade;

• Atuação no atendimento às mulheres em situação de violência doméstica;

• Lei Maria da Penha: principais aspectos teóricos e práticos.

• Oficina de peticionamento em direitos das mulheres;

• Práticas humanizadas na Advocacia Feminista;

• Direitos das Famílias;

• Direito do Trabalho;

• Estudo do Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero.

Data e hora

16/11/2022 19h às 21h

Data de término

20/10/2022

Local

Portal do aluno do site da ESA

Carga Horária

6h

Valor

R$ 199, poderá ser pago em até 4x no cartão de crédito

Mais informações

(21) 3828-0192 / [email protected]

Inscreva-se

Abrir WhatsApp