13/05/2022 - 16:33 | última atualização em 05/08/2022 - 14:31

COMPARTILHE

Exame de Ordem

Legislação disponível no link 

Perguntas Frequentes no link 

Dúvidas e reclamações

Contatos FGV - (De segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 17h30) 

Telefone - 0800 283 4628

Email - [email protected]

1. Fui aprovado, como posso solicitar meu certificado de aprovação?

Para receber seu certificado de aprovação, o examinando deverá comprovar que preenche as condições previstas no subitem 1.1 perante a Comissão de Exame de Ordem da Seccional para a qual prestou o Exame, mediante a entrega dos seguintes documentos em uma das Centrais de Atendimento ao Público ou nas subseções:

  • Requerimento ao presidente assinado solicitando a emissão do documento (não dispomos de modelo)

  • Documento de identidade e CPF

  • Diploma ou certificado de colação de grau ou declaração fornecida pela instituição de ensino onde cursou ou esteja cursando sua graduação em Direito, comprobatória de cumprimento das condições de vinculação acadêmica previstas no subitem 1.4.

  • Histórico escolar 

Subitem 1.1 - O Exame de Ordem é prestado pelo bacharel em Direito que tenha concluído o curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) ou que esteja pendente de colação de grau, e facultado ao bacharelando matriculado no último ano do curso de graduação em Direito reconhecido pelo MEC (consultar o edital do exame). Terceiros poderão retirar o documento munidos de autorização assinada pelo requerente e documento oficial de identidade com foto.

2. Preciso emitir uma 2ª via do certificado de aprovação, como faço?

Pagar a taxa de emissão do certificado e protocolizar o pedido em uma das Centraos de Atendimento ao Público da OABRJ (sede ou subseções). Boletos devem ser solicitados em uma das centrais (sede e subseções) ou para o atendimento telefônico da OABRJ, e-mail ou WhatsApp.

3. Estou morando em outro estado/no exterior, mas fiz o exame no Rio de Janeiro, como posso solicitar o meu certificado de aprovação?

Netse caso, deverá enviar a documentação listada na pergunta 1, digitalizada em PDF, para o email [email protected] . Informar na petição o seu endereço completo com CEP no Brasil. Não enviamos documentos para o exterior. Se estiver no exterior, deverá nomear um procurador com autorização e documento de identidade com foto para retirar o documento em seu nome no Departemento de Exame de Ordem na sede na OABRJ. 

Abrir WhatsApp