27/03/2009 - 16:06

COMPARTILHE

Em 20 anos, mais de cem mil homicídios sem solução no estado

Em 20 anos, mais de cem mil homicídios sem solução no estado

 

 

Do jornal O Dia

 

27/03/2009 - Em 20 anos, a Polícia Civil acumulou 100 mil casos de homicídios sem solução e uma tonelada de projéteis arrecadados nas vítimas desses crimes.

 

Guardado no Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) à espera de perícia, omaterial faz parte de inquéritos nos quais não se chegou a suspeitos nem armas para confronto balístico. Os dados são da Associação de Peritos do Estado do Rio de Janeiro (Asperj) .

 

O número veio à tona com a publicação da portaria 495, de 20 de fevereiro, assinada pelo chefe de Polícia, Gilberto Ribeiro.

 

O documento, entre outras providências, fixa prazo de dez dias para conclusão dos laudos pendentes e impede que peritos tirem férias ou licença-prêmio até o fim do serviço.

 

Os 100 mil procedimentos serão feitos pelos 16 peritos do Serviço de Perícias de Armas de Fogo do ICCE, o que dá mais de 6 mil laudos por servidor.

 

"É impossível executar essa tarefa no prazo estipulado", disse Alexandre Giovanelli, diretor da Asperj. O diretor do Departamento de Polícia Técnico Científica, Walter Barros, explicou que serão feitos laudos de casos dos últimos cinco anos e os demais, a partir das demandas: "Haverá convênios para agilizar o processo".

Abrir WhatsApp