19/05/2023 - 17:40 | última atualização em 24/05/2023 - 17:39

2º Encontro de Tesoureiros de Subseção discute valorização da advocacia com aplicação de medidas inovadoras e eficazes

Evento também recebeu diretores das seccionais de Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná

Biah Santiago

Valorizar a advocacia fluminense através de uma gestão responsável com a implementação de medidas eficazes e inovadoras foi o foco do 2º Encontro de Diretores Tesoureiros de Subseção realizado nesta sexta-feira, dia 19, na sede da Seccional. O anfitrião, o tesoureiro da OABRJ, Marcello Oliveira, deu as boas-vindas aos encarregados da tesouraria nas unidades da Ordem no estado e nas seccionais de Minas Gerais, Fabrício Souza; do Espírito Santo, Anderson Ferreira; e do Paraná, Luiz Fernando Casagrande.

“Há um intenso intercâmbio entre as seccionais. Esta parceria é constante e profícua, possibilita a construção de medidas inovadoras, novos projetos e ideias para gerir a advocacia como ela merece”, ponderou Oliveira.

“Estamos vindo da sucedida campanha ‘Vem pra Ordem’, feito inédito no sistema OAB e que partiu aqui da Tesouraria da Seccional. A iniciativa resgatou, no ano passado, 13 mil advogados e advogadas antes inadimplentes. Queríamos justamente conduzir um diálogo e um melhor entendimento do que é a Ordem para a classe, além da dimensão de serviços disponíveis. A atuação de todos os envolvidos foi fundamental para continuarmos empenhados em propor e trazer medidas, soluções e investimentos acertados para preservar estes colegas”.

Na ocasião, o superintendente financeiro da OABRJ, Luiz França, compartilhou experiências do setor e as presidentes da OAB/Méier, Gracia Barradas; e da Subseção de Resende, Andreia Valente, falaram em nome dos demais mandatários do estado.

Pela Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro (Caarj), o tesoureiro Fred Mendes expôs os feitos da atual gestão. Ele apresentou os novos benefícios assistenciais voltados à classe, tais como os auxílios Enfermidade e Medicamento, além do programa ‘Caarj Presente’, que visa aproximar a entidade das subseções.

Inovar para gerir: medidas inteligentes para melhorar o cotidiano da advocacia

Entre os assuntos abordados pelos tesoureiros estiveram as ações que contribuíram para recuperar e gerir, de forma satisfatória, a receita das seccionais e de subseções em seus respectivos estados.

Segundo Fabrício Souza, a OABMG concedeu, no último ano, descontos e cashbacks - retorno de parte do valor de compras em abatimento na anuidade - a serem utilizados pelos advogados. Com isso, mais de 60 mil colegas conseguiram usufruir dos benefícios da Ordem e mais de 1.800 quitaram suas anuidades.

“Em Minas temos 249 subseções. Lá buscamos alternativas para trazer de volta não só advogados, mas também os estagiários com taxas reduzidas para sentirem-se parte da Ordem novamente”, informou Souza. “O nosso objetivo enquanto Tesouraria foi transformar a OAB mineira em uma empresa, para gerar retorno financeiro em prol da advocacia”.

Segundo o representante da Seccional do Espírito Santo, Anderson Ferreira, a entidade capixaba trabalhou a questão do Refis (programa de recuperação fiscal).  “A função do tesoureiro é como trocar a roda com o carro em movimento, ou seja, significa carregar uma grande responsabilidade", analisou Ferreira.

Já na OAB Paraná, o tesoureiro Luiz Fernando Casagrande impulsionou a operação das mais de 40 subseções para gerar o restabelecimento de receita.

“Tínhamos um desafio: recuperar a receita. Com esta meta, colocamos as unidades para trabalhar junto à Seccional em um fluxo de comprometimento e assim, diminuir a inadimplência”, contou o diretor paranaense. “O engajamento dos presidentes das subseções foi fundamental para conseguir trazer os advogados para a Ordem e fazer uma verdadeira revolução financeira”.

Gestores de recursos de diversas subseções da OABRJ também abordaram as medidas adotadas em suas unidades, como o de Itaboraí, Levy Rocha; de Duque de Caxias, Dorgival Alves; de Volta Redonda, Edilea Izidio; de Cabo Frio, Cintia Batista; e de Campo Grande, Zilda Lisboa.

Presidente da OAB/Méier, Gracia Barradas, ressaltou a importância do encontro e das ideias expostas pelos colegas.

“É relevante que todos os presidentes tenham ciência e apoiem o desempenho dos nossos tesoureiros. E unidos à Seccional, poderemos atender, com mais afinco, as demandas oriundas da advocacia”.