16/06/2023 - 16:38 | última atualização em 20/06/2023 - 15:42

43º Congresso Internacional da ABPI marcará 60 anos da entidade

Yan Ney

Como parte das celebrações pelos seus 60 anos, a Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI) realizará seu 43º Congresso Internacional entre os dias 20 e 22 de agosto, no Hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro. Com a promessa de ser o maior evento desta temática na América Latina, o congresso tem como lema a "propriedade intelectual como indutora da igualdade social". Acesse o site da ABPI para se inscrever.

Durante a convenção, os organizadores vão entregar o 4º Prêmio Patente do Ano, que visa contemplar a melhor invenção voltada para a inclusão social. Integrante do Conselho Diretor e coordenadora do Centro de Educação Continuada (Ceduc) da ABPI, Renata Lisboa afirmou que a temática da propriedade intelectual é extremamente importante para a advocacia, e por isso a necessidade de fomentar espaços para aprimorar os conhecimentos a seu respeito.

“Quando a gente olha pra advocacia hoje, a percebemos mais próxima da propriedade intelectual. O advogado que atua com Direito Empresarial e não domina os temas de propriedade intelectual está deixando dinheiro na mesa. É um ramo cada vez mais atraente e desafiador, fazendo com que o advogado precise se atualizar e se inteirar para oferecer um serviço mais amplo", concluiu.

Para a coordenadora do Ceduc, este congresso é essencial para aproximar os laços da advocacia por estar fora do ambiente formal de trabalho.

“Será mais um ponto para fortalecer o networking, que é uma preocupação dos organizadores do Congresso da ABPI, de facilitar uma aproximação entre os profissionais e, juntos, contribuir para o fortalecimento do Direito. É um momento de comunicação e confraternização com colegas do Brasil e do exterior. No ambiente menos formal, entendemos que isso fica mais fácil de acontecer”, disse.

Todos os debates do congresso serão transmitidos de forma híbrida para os inscritos no congresso. Para isso, é necessário acessar o  aplicativo da ABPI ou o site do evento, se inscrever e pagar o valor equivalente - que varia de R$ 520 à R$ 5.250. Entre as palestras, haverá momentos de coffee break para visitar os inúmeros estandes e ambientes interativos, essenciais para quem quiser aprofundar a relação com profissionais da advocacia.