10/06/2022 - 13:50 | última atualização em 10/06/2022 - 14:06

COMPARTILHE

Acat celebra legado de ex-presidentes no Plenário da OABRJ

Cerimônia incluiu homenagem ao atual presidente, Alexandre Bastos

Felipe Benjamin


A Associação Carioca de Advogados Trabalhistas (Acat) realizou na manhã de sexta-feira, dia 10, homenagem aos advogados Moema Baptista e Celso Soares, no Plenário Evandro Lins e Silva, na sede da OABRJ. O evento reuniu representantes de diferentes entidades, que relembraram a atuação dos dois advogados à frente da Acat, da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat), e do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).

Uma das fundadoras da Abrat, Moema Baptista foi a primeira mulher a presidir a entidade, entre 1989 e 1991, e também ocupou a presidência da Acat e a vice-presidência do IAB. A advogada faleceu em julho de 2020, aos 77 anos, e deu nome à medalha entregue pela Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro (Caarj) destinada a pessoas ou entidades que contribuíram para a assistência à advocacia durante a pandemia.

Morto em janeiro de 2022, aos 86 anos, Celso Soares ocupou a Presidência de Abrat, Acat e IAB, além de ter atuado como vice-presidente do Centro Acadêmico Cândido de Oliveira (Caco) da Faculdade Nacional de Direito durante a ditadura militar, e foi conselheiro da Seccional no triênio 1981/1983.

"Não há como falar de Moema sem falar de seu amor pela advocacia e pela Justiça do Trabalho, e da sua vontade de unir e agregar, especialmente em tempos como os atuais, em que vemos o ódio e a desagregação sendo pregados por todos os cantos", afirmou o conselheiro da OABRJ, Marcos Luiz Soares.

"Se ela já faria falta naqueles tempos, imaginem a falta que Moema faz hoje em dia. E o mesmo pode ser dito a respeito de Celso Soares. Em uma época em que a ignorância é motivo de orgulho, a falta que Celso Soares nos faz, com sua inteligência, se torna ainda maior. Somos privilegiados por estarmos homenageando aqui dois verdadeiros expoentes da advocacia trabalhista".


Representante do Ciclo de Palestras da Advocacia, José Antônio Rolo Fachada relembrou importantes momentos de Celso Soares e Moema Baptista.

"As novas gerações não têm ideia do que era ver alguém como Celso Soares sustentando no tribunal", afirmou Fachada. "Era como estar numa aula. Fui filiado à Acat, literalmente pelas mãos de Moema, que me pegou pelo braço e me deu uma ficha de inscrição. Ela é um símbolo, principalmente para as mulheres, se impondo, levando sua voz e abrindo caminhos para muita gente. São pessoas que jamais serão esquecidas pea advocacia trabalhista e temos que manter essa chama acesa".

Compuseram a mesa a prima de Moema Baptista e presidente do instituto que leva seu nome, Araçari Baptista; o presidente do IAB, Sydney Sanches; a vice-presidente da Associação Fluminense de Advogados Trabalhistas (Afat), Cristina Targino; e o diretor executivo do Movimento da Advocacia Trabalhista Independente (Mati), Marcos Maleson.

O comando da cerimônia ficou a cargo do presidente da Acat, Alexandre Bastos, que recebeu uma homenagem de sua diretoria por sua gestão nos últimos anos. "Deixo a presidência, mas a militância continua", afirmou Alexandre, emocionado. Ele ocupa a Presidência até o dia 23 de junho.

"Não sabia dessa homenagem e quero aproveitar os elogios e as palavras de carinho para deixar claro que ninguém faz nada sozinho. Tive uma diretoria alinhada e empenhada comigo em todos os desafios e loucuras que tentei empreender durante a gestão. Espero ter feito o melhor para a advocacia trabalhista carioca".


Após as homenagens, o evento seguiu com uma série de palestras, que incluíram temas como teletrabalho, provas digitais, a LGPD nas relações de trabalho, trabalho sob demanda e os impactos da reforma trabalhista.

Abrir WhatsApp