27/03/2009 - 15:49

COMPARTILHE

Adesão de advogados comprova acerto de criar a 57ª Subseção

Adesão de advogados comprova acerto de criar a 57ª Subseção

 

Da redação das Tribuninhas

27/03/2009 - A nova subseção da OAB foi criada para proporcionar maior comodidade aos profissionais do bairro que mais cresce no município. A Barra abriga hoje 90 escritórios de advogados, sendo que mais de sete mil colegas - entre profissionais e estagiários - já estão inscritos na entidade. "Entregamos uma média de 40 novas carteiras por mês", revelou o presidente da 57ª Subseção, Luciano Bandeira.

Ele lamentou que a OAB da Barra tivesse se mantido como subsede durante seis longos anos."A adesão imediata dos advogados à Subseção comprovou o acerto do projeto de sua criação. No último dia de entrega dos novos cartões de identificação, quase 400 advogados vieram até aqui", disse ele.

O presidente da OAB da Barra lembrou que foi exatamente para melhorar as condições de trabalho dos advogados que o presidente da Seccional, Wadih Damous, lhe deu a missão de preparar o território para a criação da 57ª Subseção. "Há dois anos, Wadih me chamou para coordenar a Subsede com a perspectiva de constituir a Subseção. Ele visualizou a importância futura da Barra. Sua atuação em defesa dessa idéia foi decisiva para que se concretizasse", finalizou Luciano.

Convênio instala cartório - Recentemente, a OAB da Barra da Tijuca firmou convênio com a Associação dos Notários e Registradores (Anoreg) para implantação de um posto de cartório na 57ª Subseção. Com isso, os advogados já podem, por tanto, dar entrada em pedidos de certidões no posto da entidade. O prazo de entrega do documento é de seis dias.

Com o novo serviço, nenhum advogado precisa mais percorrer os 42 quilômetros que separam a Barra do Centro do Rio de Janeiro para pedir ou buscar certidões.

Novos e bons serviços - Criada em meados de 2008, a noca Subseção da Barra da Tijuca vem se estruturando para aperfeiçoar os serviços prestados. Atualmente, sua diretoria está empenhada em construir o Conselho da Subseção, formado por 35 titulares e 12 suplentes. Também o processo de montagem das Comissões Temáticas está em pleno andamento. A expectativa é que, daqui a dez anos, a Barra tenha o mesmo peso político e econômico de Niterói, daí estarem sendo tomadas todas as medidas para que esteja à altura de atender às necessidades dos advogados. O Fórum da Barra é o maior em termos regionais, com sete Varas Cíveis, duas Varas de Família e dois Juizados Especiais. Além disso, há a perspectiva de criação do Fórum do Recreio dos Bandeirantes.

Por isso, além dos espaços de apoio já inaugurados - o Escritório Compartilhado, na sede, e a Sala dos Advogados, no Fórum - a subseção está criando espaços institucionais de formação, aperfeiçoamento e qualificação. A Escola Superior de Advocacia (ESA) da Barra da Tijuca, em parceria com a Universidade Gama Filho, começa a oferecer cursos de pós-graduação - o primeiro, em Direito Processual Civil; e o segundo, em Direito Imobiliário. Todos os meses, a subseção também promove palestras gratuitas no auditório do Fórum da Barra.

Abrir WhatsApp