18/05/2020 - 18:02

Advocacia pode enviar demandas e reclamações sobre a JF para a Corregedoria da OABRJ

Cássia Bittar

Assim como em 2019, a Corregedoria da OABRJ está participando, desta segunda-feira, dia 18, até sexta-feira, dia 22, da Inspeção Ordinária Unificada da Justiça Federal de 1ª Instância. Procedimento anual do Judiciário, a vistoria é feita nas serventias da Capital e do interior com a finalidade de analisar o andamento processual, verificando a quantidade de sentenças, o tempo na prolação e diversos outros aspectos.

Corregedor-geral da Seccional, André Viz informa que, assim como no ano passado, o órgão recolhe nesta semana reclamações, sugestões e relatos de colegas sobre sua experiência na Justiça Federal. O material será levado aos juízes federais que coordenam os processos de inspeção nas suas varas em uma troca que Viz considera fundamental para a melhora da oferta jurisdicional.

"Para isso, porém, precisamos do apoio da advocacia, de toda a advocacia fluminense que milita na Justiça Federal. A Corregedoria da Ordem está com os colegas para levar suas pautas, principalmente agora que enfrentamos essa grande dificuldade que está sendo a pandemia da Covid-19. As varas federais estão fechadas e queremos saber como está sendo o trabalho dos dvogados e advogadas para obter o retorno esperado da Justiça Federal. É importante que a Ordem seja ativa nesse processo de aperfeiçoamento de serviços e os interesses dos advogados sejam ouvidos", observa.

Como enviar suas contribuições

A Corregedoria está recebendo relatos da advocacia até sexta-feira, dia 22, pelos emails [email protected] e [email protected].