13/07/2023 - 11:58 | última atualização em 14/07/2023 - 12:01

COMPARTILHE

Advogado mais antigo do país, Villemor Filho recebe homenagem do IAB com saudação à sua trajetória de 80 anos na advocacia

“Aos 103 anos, o amor dele pela profissão nos mostra o que é ser advogado”, diz presidente da OABRJ

Biah Santiago








Considerado o mais longevo advogado brasileiro ainda em atividade, Hermano Villemor Amaral Filho, que completou 103 anos na terça-feira, dia 11, segue trabalhando em processos e aconselhando juridicamente jovens colegas. Trilhando sua trajetória na advocacia há 80 anos, o advogado foi um dos primeiros inscritos a integrar os quadros da Ordem no Rio de Janeiro. Na quarta-feira, dia 12, o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) homenageou o advogado pelos 75 anos de filiação à entidade nacional. O encontro contou com a presença do presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, integrantes do Instituto e de demais instituições.

Durante a cerimônia, foram detalhadas experiências profissionais de Villemor Filho, bem como o segredo para manter a vitalidade na vida e na carreira.


“A pandemia me impediu de ficar atualizado nas relações pessoais com os colegas advogados. Eu os prezo pela capacidade de manterem a Ordem dos Advogados do Brasil, assim como a profissão de advogado, respeitada pelo mundo afora. Parabéns a todos vocês e obrigada pela delicadeza por lembrarem do meu nome e da minha história”, declarou o homenageado.



Na ocasião, o presidente da Seccional, Luciano Bandeira, ressaltou a longevidade profissional do colega centenário e a ‘fama’ de conselheiro dos novos advogados e estagiários.

“É uma satisfação e inspiração ter um colega como Hermano de Villemor Amaral Filho como exemplo. Aos 103 anos, o amor dele pela profissão nos mostra o que é ser advogado. Ele representa o que é pertencer a esta classe, mantém acesa a vontade de estimular a jovem advocacia e ainda está atualizado às novas tecnologias, com uma vida ativa”, disse o presidente.



80 anos fazendo história na advocacia e adaptado às novas tecnologias


Em sua carteira da OAB, Villemor Filho apresenta o número de inscrição 3.099 com orgulho e o título de conselheiro, por duas vezes, na Seccional. Graduado na turma de 1943 pela Faculdade Nacional de Direito (FND), da Universidade Federal do Rio de Janeiro - à época Universidade do Brasil -, o advogado é adepto às novas tecnologias e às mudanças legislativas praticadas ao longo dos anos.  

Especialista na área comercial, ele destaca alguns dos motivos para manter-se ativo na profissão: apostar na inovação, ser ético e respeitar o Poder Judiciário. 

Quando iniciou o caminho na advocacia, Villemor Filho diz que as ações eram escritas à mão e, mesmo naquela época, era apontado como “muito moderno” no círculo de advogados, já que datilografava com agilidade os processos ainda em papel carbono. Com o passar do tempo, o advogado centenário se adaptou rapidamente com a nova forma de trabalho e de colher informações em sites e relatórios online pelo computador.

Abrir WhatsApp