25/03/2009 - 16:06

Advogados elogiam aula inaugural da parceria OAB/Cepad

Da redação da Tribuna do Advogado

25/03/2009 - A parceria OAB/Cepad foi aprovada pelos advogados do Rio de Janeiro. A aula inaugural do projeto, sobre as Normas constitucionais e o Direito Civil, foi ministrada pelo professor Gustavo Tepedino, no dia 23 de março, e reuniu cerca de 2.000 profissionais em todo o Estado do Rio. Trezentos deles somente na capital, comprovando o sucesso da iniciativa. "Acho a parceria extremamente importante e alvissareira, pois permite a inclusão, a atualização dos profissionais em torno das grandes questões do Direito contemporâneo", comentou Tepedino. A grande maioria dos inscritos assistiu à apresentação na sede da Seccional, através do sistema de recepção via satélite, montado pela Ordem especialmente para a ocasião. A instalação da antena possibilitou a ampliação do número de vagas para advogados do Rio de Janeiro. Antes do equipamento, a capacidade seria suficiente para apenas 100 pessoas.

Para o presidente da Seccional, Wadih Damous, o serviço é mais uma maneira encontrada pela Ordem para atender às necessidades dos advogados e devolver o valor pago por eles na anuidade. "Estou muito orgulhoso por oferecer esse convênio, que é um exemplo do cuidado que a OAB tem tido em se dedicar aos anseios dos advogados, deixando-os preparados para o exercício da profissão, atualizados com as alterações por que passa o ordenamento jurídico brasileiro. Estamos proporcionando, gratuitamente, cursos de atualização jurídica, ministrados por quadros técnicos de excelência", destacou Wadih. Ele também lembrou que devolver aos profissionais o valor pago na anuidade, valorizando assim o trabalho da advocacia, é uma prioridade da atual gestão: "A OAB/RJ precisa adequar seu orçamento para servir à classe. Projetos assim nos dão a sensação de dever cumprido, no que diz respeito à representação da advocacia".

Presente ao evento, a advogada Danielle Donni Prado elogiou o convênio OAB/Cepad. "Acho que é um projeto importante, pois torna possível a atualização dos profissionais do Direito, garantindo assim que os cidadãos sejam melhor atendidos e tenham seus direitos defendidos", afirmou. Outro colega presente, Walter José Pereira, comentou a parceria, ressaltando sua ligação com o pagamento da anuidade: "A aula de hoje foi ótima. Apesar de não ser à distância, foi bastante proveitosa. Essa é uma proposta muito boa, que nos mostra que finalmente a OAB nos dá um retorno pelo pagamento de nossa anuidade".

O alcance no interior também merece destaque. Vinte e cinco diferentes pontos de transmissão do Cepad no Estado do Rio reproduziram a aula ao vivo. Segundo Wadih, é a primeira vez que um projeto desse tipo é levado aos municípios do interior, onde, inclusive, a necessidade é mais evidente, levando-se em conta as dificuldades enfrentadas pelos profissionais nas varas e juizados. "Qualquer dificuldade que os advogados sentem aqui na capital é triplicada para quem é militante no interior", afirmou o presidente.

O próximo curso do convênio OAB/Cepad será sobre Atualização em prática de advocacia criminal, no dia 6 de abril. Os interessados podem fazer sua inscrição na sede da Seccional e nas subseções. Mais informações pelo telefone (21) 2262-4658.