26/04/2008 - 16:06

Advogados ganham posto bancário exclusivo em Niterói

Do Jornal O Fluminense

26/04/2008 - Uma antiga reivindicação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Niterói se tornou realidade, ontem pela manhã. Um posto de atendimento bancário exclusivo para os advogados foi inaugurado no segundo andar do prédio da sede. Estiveram presentes o presidente da OAB Niterói, Antônio José Barbosa da Silva, o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, e o superintendente do banco em questão, Luís Fabro.

Segundo o presidente da OAB/RJ, a instalação do posto avançado de serviço na sede da subseção de Niterói contribui para o aperfeiçoamento dos profissionais do município. Ele afirmou que o principal problema dos colegas de profissão é o pagamento das taxas da Justiça por meio de Custas de Recolhimento de Receita Judiciária do Estado do Rio de Janeiro (Grerj), o que será, em grande parte, solucionado.

"O pagamento da Grerj gera um transtorno enorme para a classe dos advogados. O documento não pode ser pago por meio eletrônico, e somente em uma empresa bancária, o que faz com que percamos horas em longas filas nos bancos. Mas esse posto, que teremos disponível somente aqui em Niterói, será uma mão na roda", comentou Wadih.

Antônio José e Luís Fabro concordaram que a inauguração do ponto consolidava um estreitamento e reforço na relação entre o banco e a OAB. O presidente da seção niteroiense da Ordem destacou que a "hospedagem" ao serviço representava mais uma conquista em prol dos advogados. Outras vitórias, como a criação de um escritório compartilhado na sede da subseção, a reforma de outra sala exclusiva no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e a criação de mais um espaço para advogados no juizado Especial Federal, foram citadas por Antônio José.

Durante o coquetel oferecido na inauguração, Luís Fabro explicou o modelo de funcionamento do posto. "Inicialmente, teremos apenas um caixa aberto para o atendimento exclusivo dos advogados, principalmente no que diz respeito ao pagamento de Grerj. O banco funcionará no mesmo horário das agencias bancárias convencionais, das 10h às 16h", informou.