19/06/2009 - 16:06

Advogados públicos de autarquias e fundações discutem aspestos da carreira pública

Da redação da Tribuna do Advogado

19/06/2009 - No I Congreso da Advocacia Pública realizado em 4 e 5 de junho, em Vitória, Espírito Santo, grupo criado por advogados públicos de autarquias e fundações discutiu a criação de leis de regulamentação de carreira, diretrizes de representação judicial e Propostas de Emendas à Constituição, entre outros temas.

Confira abaixo a íntegra dos enunciados.

• Criação, onde não houver, de Leis estaduais e de Leis municipais únicas que regulamentem e institucionalizem as carreiras de advogados autárquicos e fundacionais públicos, observando simetricamente o modelo adotado para a Advocacia Geral da União.

• Os advogados das autarquias e fundações públicas, por integrarem carreiras jurídicas típica de Estado estão, desta forma, abrangidos pela Seção II e III do Capítulo IV da Constituição Federal de 1988 (arts. 131 e ss).
  • Por integrarem carreira típica de Estado, dever-se-á conferir aos advogados autárquicos e fundacionais públicos a mesma exclusão do sub-teto do governador, de que trata o art. 37, XI, CF, nos termos da PEC 441/05.
  • A representação judicial e o assessoramento jurídico das autarquias e fundações públicas devem ser exercidos exclusivamente por advogados detentores de cargos de carreira de provimento efetivo.
  • As propostas de Emenda à Constituição nº 210-07 e 21-08, que tramitam na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, respectivamente, deverão abranger todas as carreiras jurídicas típicas de Estado, inclusive as de advogados autárquicos e fundacionais públicos.

Abrap sugeriu o encaminhamento dos enunciados às seguintes autoridades:

a) Presidente da Frente Parlamentar da Advocacia Pública da Câmara dos Deputados

b) Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil

c) Presidente da Comissão de Advogados Públicos da OAB