28/03/2023 - 17:58 | última atualização em 30/03/2023 - 12:47

Advogados são homenageados com entrega da Medalha Sobral Pinto na sede da OABRJ

Honraria é concedida àqueles que completam 50 anos de profissão

Felipe Benjamin

A OABRJ realizou, na manhã desta terça-feira, dia 28, no Plenário Evandro Lins e Silva, na sede da Seccional, a entrega da Medalha Sobral Pinto a advogadas e advogadas que completaram 50 anos de profissão. O evento foi comandado pelo presidente da Ordem, Luciano Bandeira, que destacou a importância da advocacia para o Estado democrático de Direito e celebrou o jubileu dos colegas homenageados.

"O nome já fala por si só: Medalha Sobral Pinto", afirmou o presidente.

"O grande patrono da advocacia, que dá nome a esse prédio, a sede da Ordem dos Advogados, da democracia, da luta pelos direitos e da defesa da nossa Constituição federal. Sobral dizia que a advocacia não é profissão para covardes e completar 50 anos de exercício profissional não é uma tarefa para covardes, e sim para homens e mulheres que têm a firmeza de ideais, e conseguem levar à frente, durante tanto tempo, aquele sentimento de justiça e liberdade que todos os advogados têm no coração".

Compuseram a mesa do evento a vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio; a secretária-adjunta da Seccional, Mônica Alexandre; a advogada Flora Strozenberg; a juíza federal Adriana Cruz e o desembargador Alcides da Fonseca Neto.

"Os advogados têm dias de luta todos os dias", afirmou Luciano.

"Foi a advocacia que construiu a história democrática deste país, estando na linha de frente pelo resgate desse direito tão sagrado a cada um de nós. Por isso a Ordem tem essa comenda, tão relevante, que tenho tanta satisfação de entregar a cada um desses homens e mulheres que tanto merecem a nossa admiração. Se não sabemos de onde viemos, não sabemos para onde vamos, e descobrimos o caminho a ser percorrido vendo a história de cada um de vocês que estão aqui hoje recebendo essa medalha. Cada um tem uma história particular e diferente, mas a união de todas construiu o que é a advocacia hoje. Viva os advogados e advogadas  do Rio de Janeiro".

Acompanhando o pai, Eloá dos Santos Cruz, que recebeu a homenagem, a juíza federal Adriana Cruz falou sobre o papel essencial dos advogados na sociedade.

"Hoje estou aqui como filha, e gostaria de compartilhar que, para uma família negra, não é pouca coisa estar aqui hoje", afirmou a juíza.

"Sou professora universitária e lido com muitos alunos que representam a primeira geração de suas famílias a entrar na faculdade, enqunto eu tenho privilégio de ter meu pai aqui hoje recebendo a Medalha Sobral Pinto. Admiro muito a vocação dos advogados que têm a tarefa muito inglória de lidar conosco da magistratura. Mas sua atividade é sim essencial à democracia e à Justiça. A Constituição diz isso e a vida comprova. Meu pai se formou na última turma antes da ditadura militar, e a minha turma foi a primeira a se formar após a Constituição de 1988. Tudo isso é muito simbólico de como devemos sempre apostar na democracia e na força das nossas instituições, e também de como a advocacia é essencial nesse processo e na prestação jurisdicional de um povo tão sofrido e tão carente de Justiça e de tantas necessidades essenciais".

Foram homenageados os advogados Cícero de Mello Leal, Eloá dos Santos Cruz, Mancio Luiz da Silva Novaes, Maria Margarida Ellenbogen Pressburger, Maria Regina Peçanha Blanco, Paulo Roberto de Mello e Tereza Gutierrez Awad.