26/11/2008 - 16:06

AGU vai preencher 86 vagas de advogado

Do Jornal do Commercio

26/11/2008 - A Advocacia-Geral da União (AGU) abrirá, de 1º a 23 de dezembro, pela internet, inscrições para provimento de cargos de Advogado da União. O concurso público preencherá inicialmente 86 cargos vagos, e mais os que surgirem durante o prazo de validade do concurso, que será de doze meses, a contar da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, por igual período, a critério da instituição. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, com salário inicial de R$ 14.049,53.

Serão aplicadas uma prova objetiva e três discursivas, além de prova oral, todas de caráter eliminatório e classificatório. O concurso vai considerar também avaliação de títulos - unicamente classificatória - e sindicância de vida pregressa do candodato, de caráter eliminatório. A prova objetiva será aplicada no dia 1º de fevereiro de 2009, e as provas discursivas, em dois dias consecutivos, no mínimo 15 dias depois da publicação do deferimento da inscrição. A prova oral será aplicada no mínimo sete dias depois da publicação do resultado final das provas discursivas.

As provas escritas e a entrega de títulos serão realizadas nas 26 capitais dos estados e no Distrito Federal, mas a prova oral será feita apenas em Brasília, com todas as despesas por conta do candidato. Para concorrer, é preciso ter diploma ou certificado, devidamente registrado, de bacharel em Direito ou documento certificador da conclusão do curso de Direito, registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e dois anos de prática forense.

Conteúdos programáticos do concurso: direitos Administrativo, Constitucional, Financeiro e Econômico; Tributário; Ambiental; Civil; Processual Civil; Comercial; Internacional Público; Penal (legislação específica) e Processual Penal; Direito do Trabalho e Processual do Trabalho; e Direito da Seguridade Social.