22/05/2009 - 16:06

COMPARTILHE

Alerj cria 0800 para denúncias contra o TCE

Alerj cria 0800 para denúncias contra o TCE

 

 

Do jornal O Globo

 

22/05/2009 - O presidente da Assembleia Legislativa do Rio, Jorge Picciani (PMDB), informou ontem que vai criar, nos próximos dias, um serviço de 0800 para receber denúncias sobre o Tribunal de Contas do Estado (TCE). Picciani se disse insatisfeito com a atuação do Judiciário do Rio que, segundo ele, está emperrando os trabalhos da CPI da Alerj que apura irregularidades no TCE. Apesar de isentar o presidente do Tribunal de Justiça, Luiz Zveiter, Picciani disse que aguarda uma rápida resposta do TJ às ações em torno da competência da Casa em investigar denúncias de corrupção envolvendo os conselheiros José Nader, Jonas Lopes e José Gomes Graciosa, este último expresidente do TCE. No momento, liminares impedem que a CPI investigue os três conselheiros.

 

Na coletiva, ele pediu ainda o apoio de deputados para, na próxima terça-feira, aprovar a prorrogação do prazo da CPI.

 

"Há 40 dias, nós aguardamos que a Justiça não impeça esta Casa de cumprir seu papel de fiscalizar - disse Picciani, apontando o desembargador Luiz Leite Araújo - do qual já arguiu a suspeição - como responsável pela demora no julgamento do mérito da ação contra a CPI. "Ele não deveria se manifestar enquanto não se pronuncia sobre o pedido de suspeição".

 

Mas o desembargador não só não faz isso como ainda estendeu as liminares que concedeu aos conselheiros a outros funcionários do TCE.

 

O ato também foi um desagravo contra o pedido de Graciosa, atendido pelo mesmo desembargador, para que a deputada Cidinha Campos fosse processada por exorbitar de suas funções. Procurado, o presidente do TJ, Luiz Zveiter, disse que não comentaria as críticas.

Abrir WhatsApp