01/02/2009 - 16:06

AMB: população criou coragem para denunciar magistrados

Do Jornal O Globo

01/02/2009 - Por mais contraditório que pareça, as entidades que representam os juízes comemoram o aumento das denúncias.

Para os presidentes da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), Mozart Valadares, e da Associação dos Juízes Federais (Ajufe), Fernando Mattos, os números não mostram o crescimento da corrupção entre os juízes, mas uma sociedade com mais coragem de denunciar as irregularidades. Ambos consideram que o trabalho da Corregedoria fortalece o Judiciário.

"A sociedade está começando a se conscientizar de que tem que denunciar juízes corruptos que usam a magistratura para acobertar práticas criminosas. Isso é uma coisa muito boa. Agora, o juiz sabe que, se for constatada culpa, será punido", diz Valadares.

O presidente da Ajufe também elogia o efeito da atuação da corregedoria: "Acho muito positivo o Judiciário querendo melhorar o serviço prestado para a sociedade. A corregedoria hoje é um canal de denúncia".

No entanto, Mattos afirma que muitos casos de processos que demoram para ser julgados não refletem displicência do magistrado.

Ele pondera que a Justiça Federal sofre com pouca estrutura e poucos juízes em relação à quantidade de ações que chegam diariamente.

"Em alguns casos, o juiz não tem estrutura física para atender todas as demandas que chegam para ele. Na Justiça Federal, há um volume muito grande de processos e é comum o juiz não dar conta. O ideal é que tivesse mais juízes", opina.