15/05/2009 - 16:06

Anistia Internacional critica política de segurança do estado do Rio

Do jornal O Globo

15/05/2009 - A Anistia Internacional classificou ontem a política de segurança do governo do estado como sendo uma ação de extermínio e de discriminação. Segundo a entidade, nos últimos nove anos, não foram adotadas medidas para evitar o grande número de mortes em operações policiais em favelas, como também pouco se fez para impedir o avanço das milícias.

O representante da Anistia no Brasil, Tim Cahill, recebeu o relatório "Muros nas favelas e o processo de criminalização", feito por 20 organizações sociais e de defesa dos direitos humanos, durante encontro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ). Cahill e os participantes da reunião criticaram a decisão do governo de construir muros no entorno de 11 comunidades.

Eles também foram contra as ações de choque de ordem feitas pela prefeitura.

"Nos últimos nove anos, os casos específicos de violação dos direitos humanos se ampliaram. Virou uma política de estado. São ações de extermínio e de discriminação, como essa de construir muros em favelas", disse Cahill, que levará o relatório para o Parlamento Britânico, onde será discutida hoje a violência no Brasil.