16/06/2023 - 17:51 | última atualização em 08/08/2023 - 09:24

Aperfeiçoando a advocacia: Caarj promove série de palestras voltadas à prática no Direito

Projeto Caarj 4.0 integra e aproxima estudantes de Direito e jovens advogados da Ordem

Biah Santiago

Em um Plenário Evandro Lins e Silva repleto de estudantes de Direito, estagiários, advogadas e advogados em início de carreira, a Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro (Caarj), com seu projeto Caarj 4.0, realizou nesta sexta-feira, dia 16, na sede da Seccional, o evento ‘Aperfeiçoando a advocacia’. A iniciativa tem como finalidade aproximar e integrar os futuros e novos colegas aos benefícios e serviços oferecidos à classe pela OABRJ e pela Caixa de Assistência.

Presidente da Caarj, Marisa Gaudio, que participou virtualmente, destacou o papel do projeto em promover conhecimento para os iniciantes no Direito. Segundo ela, “esses encontros e a troca de experiências entre os palestrantes e os novos colegas é muito importante para a Caixa”.

Na abertura do encontro, a vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio, ressaltou a importância de instrumentalizar a advocacia diante do avanço tecnológico e do surgimento de novas áreas de atuação.

“O projeto Caarj 4.0 reflete um dos princípios da Ordem, que é o de levar conhecimento, informação e atualização à classe”, considerou Basilio.

“Os passos iniciais desse projeto de qualificação e atualização da classe foram na primeira gestão Luciano Bandeira, através de um convênio com a Uerj. A partir disso, foram criadas diversas iniciativas com este objetivo. Entre elas, as abraçadas pela Comissão de Mentoria Jurídica da Seccional, que reproduzem o propósito de aprimorar advogados e advogadas de maneira eficaz para torná-los ainda mais competentes. Para que possamos acompanhar essas evoluções digitais no Direito, ter estes projetos funcionando é uma grande contribuição para a advocacia de todo estado”.

Além de Basilio, também compuseram a mesa inicial o secretário-geral da Ordem, Álvaro Quintão; o tesoureiro da Seccional, Marcello Oliveira; a coordenadora-geral do Caarj 4.0, Andrea Cabo, e os diretores da Caixa de Assistência: o vice-presidente, Luiz Varanda; o secretário-geral, Mauro Pereira; o tesoureiro, Fred Mendes; e a secretária-adjunta, Júlia Vera.

Para Andrea Cabo, é preciso “apresentar  e incentivar o caminho da advocacia” aos estudantes.

“Todos que participam do Caarj 4.0 dedicam o seu tempo para cultivar este projeto, de forma voluntária e graciosa”, disse Andrea. “Grande parte dos alunos de Direito não conhecem o que é a Caarj, o que é a Ordem. E este projeto nasceu disso, para apresentar tudo o que é possível usufruir. Como professora, meu maior agradecimento é para vocês [alunos], que abraçaram o Caarj 4.0. Tivemos mais de 500 inscritos para participar deste encontro aqui hoje, e isso é um sinal de que a força da Ordem faz diferença”.

Tesoureiro da OABRJ, Marcello Oliveira também presidente da Comissão de Prerrogativas da Seccional, evidenciou a premissa do projeto em capacitar e mostrar os desafios do ramo.

“Quando eventos como este são promovidos, eles traduzem bem o acolhimento que a Caixa tem como principal fundamento por ser o braço assistencial da OABRJ”, refletiu Marcello Oliveira. “Termos um mercado saudável, plural, com oportunidades para a atuação da advocacia é o que verdadeiramente importa para que todos os colegas possam se desenvolver profissionalmente. A participação de cada um de vocês nesse debate impacta na história da Ordem”.

Para apresentar e entusiasmar os aprendizes de Direito sobre a carreira, o encontro contou uma série de palestras centradas na prática. Entre os principais temas abordados estiveram o papel da advocacia na construção da Justiça; o uso da publicidade na profissão; advocacia extrajudicial imobiliária e sucessória; Jurisdição e competência; avanços legislativos; a jurisprudência do Direito animal; a atuação da advocacia na segunda instância; e o mercado de trabalho do Direito Desportivo.

A primeira etapa de apresentações ficou a cargo do advogado criminalista e professor Paulo Machado; da presidente da OAB Jovem RJ, Amanda Magalhães; dos subcoordenadores do Caarj 4.0, Igor Pereira e Luiz Fernando Amancio; da advogada especializada em planejamento patrimonial e sucessório Cassia Clesio; do presidente da Comissão de Ensino Jurídico da Seccional, Rafael Iorio; da presidente da Comissão de Direito Animal da Associação Brasileira de Advogados (ABA), Camila Prado; da presidente da Comissão de Mentoria Jurídica da OABRJ, Thais Fontes; da presidente da OAB/Cordeiro, Camila Monnerat; e da monitora do Caarj 4.0 Jennyffer Cecília.

“Costumo dizer que formamos super-heróis da advocacia ao formar novos advogados e advogadas. Para que a Ordem continue perpetuando e tenha suas prerrogativas respeitadas, é preciso disseminar conhecimento”, ponderou o advogado Paulo Machado.

“A publicidade é tratada no Código de Ética e Disciplina da OAB. Após conquistarem suas carteiras de advogados, o primeiro passo é estarem cientes do que fazer, para que não comecem a carreira já cometendo infrações éticas, e que possam se manifestar de maneira informativa, educacional e instrutivas”.

Para assistir a segunda parte do encontro ‘Aperfeiçoando a advocacia’ e as exposições de demais convidados, basta acessar o canal da OABRJ no YouTube.