08/06/2009 - 16:06

Após reforma, sala da OAB na Justiça do Trabalho é inaugurada

Da redação da Tribuna do Advogado

08/06/2009 - Foi inaugurada nesta segunda-feira, dia 8, a sala da OAB no prédio do TRT, na Rua do Lavradio. O espaço passou por reformas do projeto OAB Século 21 e conta agora com cinco computadores, impressora, aparelhos de TV e DVD, além de um espaço com mesa e sofá. Presente à cerimônia, o presidente do TRT-1, desembargador Aloysio Santos, afirmou que o Tribunal está satisfeito com o trabalho que tem sido realizado pela OAB/RJ. "Mais uma vez quero mostrar solidariedade ao trabalho da OAB. Este sala certamente será um local onde os advogados terão o mínimo de conforto necessário para trabalhar", elogiou.

Em concordância com ele, o presidente da Seccional, Wadih Damous, lembrou que é fundamental que os profissionais da advocacia possam utilizar computadores, elaborar petições etc., sem precisarem se deslocar até seus escritórios, que

Advogados utilizam os computadores na nova sala
normalmente ficam distantes do Fórum. "Estamos entregando aos advogados trabalhistas o seu espaço de trabalho. A sala nos Fórum é esse espaço por excelência, pois é nela que os profissionais podem melhor exercer suas funções. Nós que militamos sabemos das dificuldades e reconhecemos os problemas na Justiça do Trabalho. Portanto, a reestruturação dessa sala, pelo projeto OAB Século 21, é uma pequena contribuição nossa", explicou Wadih.

Para o presidente do Conselho Federal da Ordem, Cezar Britto, mais do que ser útil aos profissionais, uma sala desse tipo é a garantia de cumprimento do papel do advogado: "Pela Constituição Federal, temos o papel de porta-vozes da Justiça e, essa sala no Fórum dá vida ao que quis a Constituição. Esse espaço vai transformar essa idéia em ação, em uma resposta imediata. Não se trata de um espaço corporativo. Aqui é a casa do advogado e, por isso, a casa da cidadania".

A sala recebeu o nome do advogado Eugênio José dos Santos, que foi conselheiro federal da OAB e a família dele participou da cerimônia. Alem deles, também compareceram o tesoureiro da Seccional, Sérgio Fisher; o diretor do Departamento de Apoio às Subseções, Felipe Santa Cruz; o secretário-geral, Marcos Luiz Oliveira; o diretor do Departamento de Cultura e Eventos, Marcus Vinicius Cordeiro; e os membros do comitê-gestor da Caarj, Ricardo Menezes e José Antonio Galvão.

Passagem entre edifícios da Lavradio e da Gomes Freire

Durante a cerimônia de inauguração, o presidente do TRT-1, desembargador Aloysio Santos, informou que está sendo negociada com a Prefeitura a liberação de um terreno (cujos fundos são contíguos à Av. Gomes Freire) para que seja utilizado como passagem entre os dois edifícios da Justiça do Trabalho.

De acordo com ele, o tema foi abordado durante uma reunião com o secretário municipal de obras, Luiz Antonio Guaraná e com o diretor do Fórum, juiz Maurício Pizarro Drummond, no dia 5 de junho.