11/03/2024 - 17:35 | última atualização em 11/03/2024 - 19:36

COMPARTILHE

Após rodar serventias de todo o estado, Comissão de Celeridade Processual leva cobranças de melhorias ao TJRJ

Felipe Benjamin



Os problemas encontrados pelas diligências da Comissão de Celeridade Processual (CCP) por dezenas de serventias do Poder Judiciário em todo o estado nos últimos meses foram levados, nesta segunda-feira, dia 11, ao coordenador de Movimentação de Magistrados da Comissão de Políticas Institucionais para Eficiência Operacional e Qualidade dos Serviços Judiciais (Comaq) do TJRJ, o desembargador Luiz Márcio Victor Alves Pereira.

A presidente da comissão e vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio, foi quem apresentou os  números que evidenciam a carência estrutural das unidades judiciárias e as demandas da advocacia. Foram três pedidos de providência imediata ao tribunal.

A primeira: a presença de mais um juiz auxiliar na 2ª Vara de São Gonçalo, que acumula mais de 8 mil processos. 

“É um importante pleito da advocacia gonçalense e o desembargador prometeu conseguir mais um juiz antes mesmo de terminar o concurso de magistrados. Esperamos, finalmente, ter um juiz titular na vara”. 

O segundo, foi um pedido de atenção ao problema de Búzios, onde uma vara sem juiz titular tem apresentado grave morosidade processual.

“Ele afirmou que buscará um magistrado para auxiliar a serventia”, contou Basilio. 

Por fim, a presidente da CCP salientou a importância da criação de uma terceira vara em Saquarema, que enfrenta uma situação gravíssima, com mais de 16 mil processos na 1ª  Vara.

A vice-presidente da OABRJ destacou ao desembargador as discrepâncias regionais encontradas em suas visitas aos fóruns.


“Sabemos que o tribunal está trabalhando na reorganização da Lei de Distribuição de Competências, e é muito importante que haja um reequilíbrio nos fóruns do interior, onde as primeiras varas registram volumes muito superiores aos das segundas", afirmou Basilio.



É o caso de Duque de Caxias, que está sem juiz; da 6ª Vara Cível de Niterói; da 2ª Vara Cível de São Gonçalo; da 3ª Vara Cível Regional de São Gonçalo e da vara de Búzios, onde a situação é uma das mais graves. 

"Vamos cobrar do presidente do TJRJ que ele publique logo o edital de remoção de juízes para que essas importantes varas tenham titulares capazes de organizar os cartórios", afirmou Basilio. 

Acompanharam a vice-presidente na visita a secretária-geral da CCP, Manoela Dourado, e a presidente da OAB/São Gonçalo, Andreia Valente, que celebrou o resultado do encontro.


"Saio daqui bastante satisfeita por nossa São Gonçalo", afirmou Andreia. "A chegada de um novo juiz auxiliar na 2ª Vara Cível já facilitará os trabalhos na serventia, e esperamos que a busca por juízes contemple a 3ª Vara Cível Regional, que vem fazendo um grande trabalho mesmo em meio a adversidades".



O coordenador da Comaq fez questão de reforçar a importante parceria entre a OABRJ e essa área do TJRJ.

"É muito importante esse contato da advocacia com o tribunal para que possamos justamente fazer as melhorias necessárias para o serviço, e para atender ao jurisdicionado, aos advogados e à população em geral", afirmou o desembargador.

"A administração atual funciona em parceria com a Ordem, e isso é algo fundamental. As portas do tribunal estão sempre abertas".

Abrir WhatsApp