18/02/2022 - 13:00 | última atualização em 19/02/2022 - 14:40

Após tragédia, OABRJ e Caarj visitam Petrópolis

Representantes da Ordem se reuniram para traçar estratégias de auxílio ao município

Felipe Benjamin

Representantes da OABRJ e da Caixa de Assistência da Advocacia do Estado do Rio de Janeiro (Caarj) estiveram nesta quinta-feira, 17, na sede da OAB/Petrópolis, em uma visita de apoio à cidade atingida pelas fortes chuvas desta semana. A comitiva se reuniu com o presidente da subseção, Marcelo Schaefer, para avaliar os danos causados pela tragédia e traçar a melhor estratégia de auxílio às vítimas e às particularidades da advocacia local.

Diretor do Departamento de Apoio às Subseções (DAS), Alfredo Hilário - um dos integrantes do grupo - falou sobre os esforços já empenhados pela Ordem para assistir os advogados:

"O DAS não está trabalhando sozinho. A OABRJ e a Caarj criaram o grupo SOS Petrópolis que já avalia a logística de distribuição das doações na cidade. Paralelamente, estamos atentos para atender as demandas pontuais da advocacia, como acesso a escritórios, sistemas de internet e de energia", listou.

"Petrópolis vive um cenário de guerra", lamentou Hilário. "Estamos trabalhando para saber como seguir, em um segundo momento, para que as autoridades possam reerguer a cidade e a advocacia possa ser atendida para servir à população. Já conseguimos sensibilizar o Conselho Federal, alterando o local do Exame de Ordem, e, no domingo, aqueles que não puderem participar  já estarão automaticamente inscritos para a próxima edição. Mas temos ainda muito trabalho na ser feito".

No encontro, Schaefer apresentou as principais dificuldades do momento:

"Os prazos processuais foram suspensos até esta sexta-feira, 18, mas tenho certeza de que na segunda-feira (21), a cidade ainda não estará pronta", afirma o presidente. "É essencial que esses prazos sejam prolongados. Há muito a ser feito, o comércio não reabriu as portas e o trânsito está absolutamente caótico. Felizmente, tivemos poucos casos de danos físicos a escritórios e já estamos identificando os atingidos para que possamos prestar assistência, o cenário ainda é muito preocupante. Estamos procurando pontos nas entradas da cidade que possam receber doações, porque está impossível circular por Petrópolis", detalhou.

Experiência da OABRJ em tragédias semelhantes está sendo utilizada neste momento

Assessor executivo da Presidência da OABRJ,  Carlos André Pedrazzi, infelizmente, já tem experiência com este tipo de tragédia. Ele era presidente da OAB/Nova Fribrugo em 2011, quando uma tempestade de proporções semelhantes devastou a cidade. Na visita a Petrópolis, o assessor aproveitou para relembrar as principais iniciativas daquela época.

"Nossa ida a Petrópolis, primeiramente, foi para prestar solidariedade e apoio institucional à subseção. Além de ouvir quais são as demandas e as intervenções necessárias neste momento, não só para a advocacia, mas também para a sociedade", afirmou Pedrazzi.

"Há uma preocupação em preservar os interesses da advocacia em relação aos prazos e às audiências, e, também, a preocupação com a integridade física dos advogados e com a preservação dos escritórios".

Presidente da Caarj, Ricardo Menezes detalhou outros pontos que foram abordados no encontro, como linhas de crédito para a advocacia:

"Nossa visita foi cansativa, mas foi fundamental. Conversamos sobre várias questões institucionais, mas saímos de lá tranquilos, no sentido de que demos esse importante apoio a Petrópolis. Já estamos negociando linhas de crédito junto ao Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil [Sicoob], e estamos avaliando danos materiais que possam ter atingido advogados para que possamos ajudar, afinal essa é a função da Caixa: prestar assistência aos advogados e às advogadas que precisam".

Além de Hilário, Pedrazzi e Ricardo, a comitiva da Ordem contou com a participação do secretário-geral da OABRJ, Álvaro Quintão; do secretário-geral da Caarj, Mauro Pereira dos Santos; e do coordenador do projeto OAB Século 21, Carlos Alberto Alves Júnior - responsável por comandar o trabalho das equipes da Ordem na Região Serrana na tragédia de 2011.

Ações de solidariedade

A Seccional intensificou o atendimento do Plantão da Comissão de Prerrogativas para atender os colegas residentes no município. Os advogados e as advogadas com processos em outras comarcas, cujos prazos não foram prorrogados, podem procurar a comissão através do email [email protected]  ou do telefone do Plantão (21) 998 037 726.

A OABRJ e a Caarj também se uniram em uma campanha de arrecadação de donativos à população da Região Serrana. Os itens podem ser entregues em qualquer unidade da Ordem no estado.