29/07/2008 - 16:06

Artigo Wadih Damous: 'Caos no TRT'

Caos no TRT

Wadih Damous*

Por conta do fenômeno da Internet, o Poder Judiciário tem procurado se informatizar melhor, adaptando os serviços ao ambiente virtual. Vários tribunais têm páginas na Internet, onde é possível ao advogado conhecer informações detalhadas dos processos, acompanhar os andamentos processuais e saber o teor das decisões. Igualmente, tribunais contam com modernos sistemas de informática, que conferem segurança, celeridade e eficiência. A tecnologia tem sido importante aliada do advogado e do cidadão, pois facilita o acesso à Justiça.

Recentemente, sem aviso prévio, o TRT do Rio de Janeiro implantou um novo sistema de acompanhamento de processos: o SAPWeb. Logo nos primeiros dias, o sistema revelou-se um desastre: os advogados não conseguem saber os andamentos processuais; há milhares de processos aguardando distribuição: os funcionários não sabem usar o SAPWeb; enfim, um caos.

O TRT pede a todos compreensão e paciência. Essas, porém, foram as qualidades que faltaram ao TRT. O Tribunal foi previamente advertido de que o novo sistema poderia apresentar falhas e. ainda assim, o implantou de forma açodada, sem fazer os testes necessários.

Diante desse quadro, a OAB/RJ não fugiu de seu dever. Denunciou a desordem criada pelo novo sistema e exigiu uma solução rápida. Como não obteve resposta satisfatória, a OAB/RJ ingressará com representação no Conselho Superior da Justiça do Trabalho, pedindo uma solução que o TRT do Rio não conseguiu encontrar.

Num tempo em que a tecnologia possibilita o acesso à Internet por meio de simples telefone celular, não dá para aceitar que o TRT não consiga implantar um sistema que divulgue, corretamente, os andamentos processuais.

*Wadih Damous é presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Rio de janeiro

Artigo publicado no jornal O Dia, 29 de julho de 2008